Campanha “Faça Bonito” luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Para além da data (18/05), a campanha “Faça Bonito”, “Proteja nossas Crianças e Adolescentes” é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Por que falar em violência sexual contra crianças e adolescentes mesmo durante a pandemia do COVID-19?

Como se sabe, infelizmente, a maioria dos casos de abuso infantil, incluindo abuso sexual, acontece no ambiente doméstico. Trata-se de uma dura realidade a ser combatida, considerado o dever de proteção à infância e à adolescência.

E, é exatamente por isso que, sobretudo durante a pandemia do COVID- 19, devemos, enquanto rede de proteção, e em razão das restrições sociais necessárias, ficarmos em estado de alerta máximo. Porque em muitos casos as crianças confinadas em casa, em isolamento social, ficam ainda mais vulneráveis ao abuso sexual, inclusive virtual, quando descobertas do olhar protetivo da escola e da comunidade. As denúncias de pornografia infantil, por exemplo, estão aumentando significativamente durante a pandemia em todo o país.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Prudentópolis, por meio do CREAS, promove ativamente a Campanha do 18 de Maio, em formato on-line e com a adoção de todos os protocolos de segurança, porque devemos estar permanentemente engajados em informar, debater, sensibilizar e mobilizar pela proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Definitivamente, só seremos capazes de enfrentar e superar essa grave situação se conhecermos como a violência sexual contra crianças e adolescentes opera.

Comentários estão fechados.