Notas Informativas Prefeitura Municipal de Irati – 20/05

Reunião do "Todos por Irati" discute formas de distribuição das arrecadações

Em reunião na manhã de HOJE (20), no Salão Nobre da Prefeitura de Irati, a coordenação da ação solidária “Todos por Irati” discutiu formas de fazer a distribuição das cestas de alimentos e dos kits de produtos de higiene e limpeza.

Segundo o último levantamento elaborado pela equipe de coleta, organização e montagem, que vem trabalhando no Centro da Juventude, até a tarde de ontem, entre cestas doadas prontas e aquelas confeccionadas, o número chegou a 2.916. Os kits de higiene somaram 425.

Entre os produtos que tiveram maior volume de arrecadação estão:

Açúcar: 1.846kg

Arroz: 3.208kg

Bolacha: 904 pacotes

Café: 804 pacotes

Farinha de milho: 1.092kg

Feijão: 2.015kg

Fubá: 620kg

Leite: 2.447 litros

Leite em pó: 296 unidades

Macarrão: 1.452 pacotes

Óleo vegetal: 1.466 embalagens

Papel higiênico: 1.634 unidades

Sabão em pedra: 646 unidades

Sabonete: 704 unidades

Sal: 1.048kg

Trigo: 3.069kg

 

A Secretaria de Assistência Social fez uma explanação do que já foi entregue às famílias em situação de extrema pobreza, pobreza, e em outras categorias que também representam vulnerabilidade. Foi abordada também a forma de auxílio às famílias que, especificamente, neste momento, em função da pandemia, estão sem poder trabalhar e sem recursos para seu sustento, como é o caso de alguns profissionais autônomos.

A reunião centrou-se, sobretudo, na definição de quais indivíduos e famílias deverão ser contempladas com o recebimento das cestas de alimentos e produtos de higiene e limpeza, de forma que sejam atendidos prioritariamente aqueles que ainda não tiveram acesso a benefícios como o Auxílio Emergencial disponibilizado por meio da Caixa Econômica Federal, o vale-alimentação (voucher) disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná, os kits emergenciais montados e entregues pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social por meio recursos disponíveis no Fundo Municipal de Assistência Social e as merendas escolares estaduais e municipais entregues às famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social.

Conforme dialogado na reunião, aqueles que já tiveram acesso a estes benefícios citados somente receberão cestas da campanha “Todos Por Irati” caso seja reconhecida a necessidade conforme a análise técnica feita pela equipe da Assistência Social. As demais entidades da sociedade civil e representações de empresas participantes do projeto deverão se encarregar em repassar à Secretaria de Assistência Social os casos em que possa haver necessidade neste momento, devido à situação de emergência provocada pela COVID-19, e a Assistência Social deverá avaliar estes casos para verificação desta necessidade inicialmente apontada. Ainda foi posta e acatada a sugestão de que todos os Conselhos Municipais existentes, os quais atuam nas diferentes áreas de atuação locais, também colaborem na identificação de famílias e indivíduos que necessitam de auxílio.

Nos próximos dias, toda a logística de entrega dos alimentos e produtos de higiene e limpeza deverá ser definida e divulgada nos meios de comunicação locais de forma ampla.

As entregas, previstas para terem início partir da última semana de maio serão feitas EXCLUSIVAMENTE nas residências, diretamente para os beneficiários. Esta entrega contará com a participação de diversas entidades, inclusive da Polícia Militar (PM).

Vale ressaltar que não serão feitas entregas de cestas para pessoas ou famílias que busquem doações diretamente no Centro da Juventude Nagib Harmuch, visando uma melhor organização e a correta destinação dos produtos arrecadados.

 

Farmácia Básica está atendendo na unidade Ildefonso Zanetti

A Farmácia Básica Municipal da Secretaria de Saúde de Irati está funcionando em novo local. A partir de agora, a farmácia está atendendo na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, na Rua Zeferino Bittencourt, 1280, a poucos metros do antigo local, um sobrado nas imediações da Secretaria de Saúde.

O horário de atendimento é das 08h às 19h, sem fechar para o almoço. A Farmácia Básica agora está funcionando com o sistema de senha, que deve ser retirada assim que o usuário chegar ao setor. São dois equipamentos para a emissão das senhas. Após retirar sua senha, as pessoas aguardam numa sala de espera, onde as cadeiras foram posicionadas de forma a não permitir proximidade, acompanhando a sequência de atendimentos pelo painel instalado.

A Secretaria de Saúde de Irati solicita que, ao ir buscar o medicamento, vá até à Farmácia Municipal apenas uma pessoa por família e, principalmente, evitando o deslocamento de pessoas de risco.

Há também a orientação em não ter pressa em renovar a receita médica, seja ela para remédio controlado ou de uso contínuo, pois a validade das mesmas foi prorrogada por mais três meses. A receita que iria vencer, o Ministério da Saúde estendeu a validade por 90 dias.

As pessoas que tiverem um processo de medicamento controlado e de medicamentos especiais que exigem documentação que foi para a 4ª Regional de Saúde, ou aqueles em que será preciso dar entrada ao processo, terão horários exclusivos de atendimento. Pela manhã, será das 9h às 11h e, à tarde, das 14h às 16h, em atendimento direto com o farmacêutico. Irati possui três farmacêuticos que atendem individualmente estes casos de processos de medicamentos que chegam por meio do Estado ou via judicial. Para este atendimento de processos de medicamentos, não há necessidade de retirar senha. Basta chegar na recepção e explicar esta situação.

Na entrada da farmácia está sendo disponibilizado álcool gel. Mas reforça-se a necessidade do uso de máscara e a manutenção de distância.

Cerca de R$ 420 mil foram empregados na reforma

A Unidade Ildefonso Zanetti ficou sem prestar atendimento por alguns meses, em razão da completa reforma do prédio. Agora, com todas as melhorias já concluídas, volta a atender a população. Inclusive o ambulatório já está funcionando no novo espaço.

O montante de R$ 419.728,56 foi empregado na reestruturação e revitalização, com recursos de convênio com o Ministério da Saúde e contrapartida municipal.

A contratada, vencedora do processo licitatório, foi a Gop Engenharia Ltda, que deu início ao objeto do contrato 112/2018 no final de dezembro de 2018.

Para melhor atendimento do público e mais condições de trabalho da equipe de profissionais, houve ampliação de vários espaços internos, substituição da antiga cobertura, instalação de novos guichês, esquadrias, sistemas hidráulico e elétrico, pintura e revestimentos.

Praticamente toda a estrutura do prédio passou por melhorias. Sanitários foram refeitos. Na área externa também foi necessário um trabalho preliminar de drenagem.

 

Consultas Especializadas está funcionando na antiga Farmácia Municipal

O setor de Consultas Especializadas de Irati, também conhecido como "Casa Verde", está atendendo em novo endereço, na Avenida Getúlio Vargas, nº 403, nas proximidades da empresa "Fósforos Paraná", no local onde antes funcionava a Farmácia Básica Municipal da Secretaria de Saúde. Neste local, são atendidos os que precisam agendar ou fazer encaminhamento para consultas especializadas, os que precisam marcar exames (sejam eles laboratoriais ou de imagens) e os que precisam tratar de encaminhamentos para atendimentos em outros municípios (como Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e outros). O horário de atendimento do setor é das 08h da manhã até às 15h, sem intervalo de almoço. O telefone de contato é o 3907 3141.

Neste momento, em respeito às medidas de contenção à COVID-19, o setor está atendendo com equipe reduzida, tendo em vista que é necessário manter a distância mínima entre os indivíduos dentro do estabelecimento, e que há servidores afastados por se encontrarem no grupo de risco. Ao chegar ao local, o cidadão deverá se dirigir ao equipamento destinado à retirada das senhas e, depois de pegar esta senha, é necessário aguardar o atendimento, também respeitando o distanciamento recomendado entre as pessoas. É obrigatório o uso de máscara e ainda recomendado o uso de álcool gel, este último disponível no setor.

É recomendado que os indivíduos idosos ou que façam parte de outros grupos de risco da COVID-19 evitem sair de casa neste período, pedindo, se possível, para que pessoas de confiança se encaminhem ao setor para solicitar os serviços relacionados às Consultas Especializadas. Tendo em vista que o setor trata de procedimentos eletivos e programados, que não têm urgência para realização, recomenda-se ainda à população que deixe o agendamento dos mesmos para outro momento, depois que houver uma redução significativa no risco de contágio pelo Coronavírus. Pede-se também que se evite ao máximo ida até o setor para solicitações de informações, que podem ser feitas pelo telefone 3907 3141, sem necessidade de atendimento presencial.

 

"Cartão Comida Boa" continua sendo entregue

A Secretaria de Assistência Social de Irati comunica que os vales “Cartão Comida Boa” prosseguem sendo validados e entregues até a próxima SEXTA-FEIRA, dia 22.

Entretanto, nestes últimos dias do repasse, APENAS as quatro unidades do CRAS e o Centro Administrativo Municipal (CAM) estão funcionando como locais da entrega. O beneficiário deve procurar um destes locais mais próximos de sua residência, munido do CPF e de um documento de identidade com foto (como RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, entre outros).

Os critérios para obtenção do benefício continuam sendo os mesmos. Em Irati são 6.154 vales “Cartão Comida Boa” destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social, no valor de R$ 50 por mês e válidos por três meses.

Assistência Social divulga contatos dos equipamentos

A Secretaria de Assistência Social de Irati comunica os dados para contatos dos seus Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Administrativo Municipal.

CRAS Vila São João: Rua Carlito Ernesto Barby, s/n – Joaquim Zarpellon – 3907 3041

CRAS Lagoa: Rua Rio Tocanstins, nº 50, Lagoa – 3907 3137

CRAS Rio Bonito: Rua Expedicionário Jose de Lima, s/n – Rio Bonito – 3907 3034

CRAS Canisianas: Rua Antônio Lopes, nº 192 – Canisianas – 9 9101 7158

Centro Administrativo Municipal (CAM): Rua Coronel Pires, 826 – Centro – 3907 3104

Estabelecimentos credenciados no vale “Cartão Comida Boa”

Os estabelecimentos relacionados a seguir estão credenciados a vender gêneros alimentícios de primeira necessidade aos beneficiários do vale “Cartão Comida Boa”, disponibilizado pelo Governo do Estado.

Mais informações pelo telefone 3907 3104.

Açougue e Mercado Cupim

Rua Trajano Grácia, 2155, Vila São João

Armazém Dias

Avenida Carlito Ernesto Barby, 213, Joaquim Zarpelon

Atacarejo Santo Antônio

Avenida Noé Rebesco, 1950, Bairro Lagoa

Bar e Mercearia do Buiu

Rua Presidente Juscelino Kubitschek, 171, Alto da Lagoa

Cavalin Bora e Cia Ltda

Rua Trajano Grácia, 210, Centro

Gcenter Supermercados 15

Rua 15 de Julho, 180, Centro

GCenter Supermercados 19

Rua 19 de Dezembro, 101, centro

Ivasko Dona Noca

Rua Dona Noca, 707, Centro

Ivasko Getúlio Vargas

Avenida Getúlio Vargas, 1166, Centro

Ivasko Vicente Machado

Avenida Vicente Machado, 1166, Rio Bonito

Mercadinho Avenida

Avenida Vicente Machado, 1713, Rio Bonito

Mercado Opata

Rua Mato Grosso, 710, Vila São João

Mercado Popular

Rua Vitório Woyczyk, 145, Rio Bonito

Mercado Vila Nova

Rua Nossa Senhora da Luz, 17, Vila Nova

Mercearia Bonfim

Rua Stephano Gil, 26, Bairro Lagoa

Mercearia da Rose

Rua Antonio Borazo, 355, Bairro Lagoa

Mercearia do André

Rua das Perdizes, 45, Alto da Lagoa

Panificadora Irati

Rua 15 de Novembro, 464, Centro

Supermercado Super New

Avenida João Protzek, 2400, Vila São João

 

"Sábados Literários" serão pelo Google Meet

Para evitar aglomerações de pessoas, o projeto "Sábados Literários" terá suas reuniões feitas por meio da plataforma Google Meet. A medida será adotada por tempo indeterminado. Todas as demais características do projeto seguem mantidas.

O primeiro encontro via Google Meet acontecerá no dia 30 de maio. O palestrante é o professor doutorando Eduardo Socek Mendes (UFPR / UNICENTRO Guarapuava), que vai tratar sobre os escritores portugueses Almeida Garrett e Alexandre Herculano, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras".

 

Desobediência a decretos pode acarretar multas

Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Segurança de Irati intensificaram a fiscalização de desobediência às determinações de segurança e controle da pandemia de Covid-19, inclusive com previsão de cobrança de multa.

A multa para quem não usar máscara (pessoa física) é de cerca de R$ 154. Empresas comerciais, indústrias e prestação de serviços que não observarem o controle de entrada e fila externa de pessoas, não evitarem aglomerações e não observarem o máximo de ocupação de seus estabelecimentos, não disponibilizarem álcool gel e não exigirem o uso de máscara é advertida e pode ser multada em R$ 1.545,00. Reincidindo na desobediência, o valor da multa dobra e, persistindo o comportamento, o estabelecimento terá cassada a licença municipal de funcionamento (alvará).

Medidas restritivas continuam prevalecendo

A Prefeitura de Irati ressalva que NÃO FORAM RELAXADAS as determinações que priorizam a contenção do coronavírus no Município e que as medidas de proteção e prevenção continuam prevalecendo.

– Toque de recolher das 21h até 06h do dia seguinte.

– Manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

– Lavagem das mãos com frequência.

– Uso de álcool gel.

– Uso contínuo e obrigatório de máscaras.

– Grupos de risco deverão permanecer em casa.

A Administração Municipal acrescente que, se houver o agravamento da pandemia em nosso município, medidas mais duras deverão ser tomadas, entre elas, o fechamento dos serviços não essenciais.

 

HOJE (20) tem vacinação em Cerro da Ponte Alta

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que haverá vacinação no posto de saúde de Cerro da Ponte Alta, HOJE, dia 20, das 12h30 às 16h.

Serão oferecidas todas as vacinas, e também a vacina da gripe para os grupos prioritários.

 

Distribuição de agasalhos, roupas e calçados prossegue

Prossegue até a próxima semana a distribuição de agasalhos, roupas, calçados e cobertores arrecadados pela campanha “Todos por Irati”.

Todos os dias haverá linhas de ônibus com horários pela manhã e à tarde saindo de pontos pré-estabelecidos nos bairros.

Pede-se para que todos auxiliem na divulgação dos locais, dias e horários dos ônibus, repassando este cronograma para pessoas que, eventualmente, não tenham acesso às redes sociais ou veículos de imprensa.

As pessoas do interior podem ir até o local em qualquer dos dias e horários de funcionamento.

Ao chegar ao Pavilhão, as pessoas beneficiárias receberão uma senha, e será feito um pequeno cadastro. Para tanto, é necessário que todos levem documentos pessoais e um documento com foto.

QUARTA-FEIRA – 20/05

– Vila São João

– Daniel Bini

– Santa Mônica

– Vila Flor

– Vila Matilde

– Joaquim Zarpellon

Itinerários de ônibus

13h/ 15h – Vila São João, saída Escola Rosalina Cordeiro de Araújo

13h/ 15h – Vila Matilde, saída em frente ao IFPR

QUINTA-FEIRA – 21/05

– Jardim Aeroporto

– Santos Dumont

– Araucária

– Fernando Gomes

– Pró Morar 1

– Pró Morar 2

Itinerários de ônibus

Manhã:

7h30/ 8h30/ 9h30 – saída do CAIC

Tarde

13h/ 14h/ 15h – saída do CAIC

SEXTA-FEIRA – 22/05

– Lagoa

– Jardim Orquídeas

– Kennedy

– Flamboyant

– Cruzeiro do Sul

– Miguel Glinski

Itinerários de ônibus

Manhã:

7h45/ 8h45/ 9h30 – saída do CRAS da Lagoa

Tarde:

13h/ 14h/ 15h – saída do CRAS da Lagoa

SEGUNDA- FEIRA – 25/05

– Rio Bonito

– Camacuã

– Van Der Neut

– Santo Antônio

– Nossa Senhora da Luz

Itinerários de ônibus

Manhã:

7h45/ 8h45/ 9h30 – saída em frente ao Estádio Municipal

Tarde:

13h15/ 14h15 – saída da Escola Municipal do Camacuã

TERÇA-FEIRA – 26/05

– Engenheiro Gutierrez

– Riozinho

– Vila Raquel

Itinerários de ônibus

Manhã:

7h45/ 8h45 – Riozinho, saída da frente da Escola

7h45/ 8h45 – saída da frente da Escola

Tarde:

13h/ 15h – saída da frente da Escola

QUARTA-FEIRA – 27/05

– DER

– Marcelo

– Planalto

Itinerários de ônibus

Manhã:

7h45/ 8h45 – saída do CMEI do Planalto

Tarde:

13h15/ 15h – saída do CMEI do Planalto

QUINTA-FEIRA – 28/05

– Colina Nossa Senhora das Graças

– Pedreira

– Dallegrave

– Floresta

Itinerários ônibus

Manhã:

7h45/ 9h30 – saída da Igreja do Dallegrave

8h45/ 9h30 – saída do Centro Comunitário da Pedreira

Tarde:

13h15 – saída da Igreja do Dallegrave

13h15 – saída do Centro Comunitário da Pedreira

SEXTA-FEIRA – 29/05

– Demais bairros

REGRAS DA DISTRIBUIÇÃO

Para o perfeito funcionamento da distribuição das doações de agasalhos e outros produtos, é extremamente necessário que todos respeitem rigorosamente as regras:

– Uso obrigatório de máscara.

– Somente UM integrante por família.

– Não será permitida a presença de crianças.

– Não é aconselhada a ida de pessoas acima de 60 anos, gestantes ou com doenças crônicas.

– Serão distribuídas 120 senhas no período da manhã e 120 senhas no período da tarde.

– Quantidade máxima de OITO peças de roupa e UM par de calçados por pessoa da família.

– Cobertores, travesseiros e colchões – quantidade limitada e de acordo com o caso.

– Tempo de permanência de, em média, 45 minutos.

 

PRAIR fornece modelo de Estatuto para Associações

O Programa de Reestruturação das Associações de Irati (PRAIR) está disponibilizando um modelo de Estatuto, o qual poderá – com as devidas adaptações e especificações – ser utilizado pelas Associações de bairro integrantes do programa e também por outras que tenham interesse em registrar ou atualizar um estatuto.

O modelo tem como base um Estatuto de uma entidade intitulada Associação Cultural Ação pela Paz Projeto Gente (ACAPAZ), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

É possível visualizar e baixar o modelo de Estatuto em arquivo Word ou PDF clicando no banner correspondente no site da Prefeitura em www.irati.pr.gov.br .

 

Biblioteca Pública de Irati está fechada por tempo indeterminado

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati comunica que a Biblioteca Pública Municipal está FECHADA para atendimento ao público, por TEMPO INDETERMINADO.

  1. informações durante este período, pode ser utilizado o telefone 3907 3157.

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