Atividades religiosas retornam em alguns municípios

As prefeituras estabeleceram vários decretos nas últimas semanas, todos com intuito de conter o coronavírus, fechamento de comércio, toque de recolher, uso de máscaras e álcool gel, proibição de aglomeração de pessoas, inclusive, suspensão dos encontros religiosos.

Desde a semana passada algumas cidades reanalisaram a questão da religiosidade e algumas decidiram retornar as atividades desde que sejam cumpridas todas as obrigações estabelecidas em cada decreto de cada município.

Em Irati, o prefeito Jorge Derbli determinou a possibilidade de retorno, contanto que sejam seguidas integralmente e rigorosamente todas as determinações do Decreto Municipal 125/2020 e 136/2020, bem como de todos os demais que tratem sobre as medidas de contenção ao coronavírus, incluindo a diminuição do público para 40%.

Em Rio Azul, Prudentópolis e Rebouças, as prefeituras não estabeleceram nenhum novo decreto, até a conclusão desta matéria, liberando o retorno das atividades religiosas.

No município de Teixeira Soares o prefeito, Lula Thomaz, juntamente com o secretário de Saúde Amauri klossowski, o secretário de Administração, Levi Varela e o presidente da Câmara, Emerson Vidal, reuniram-se no dia 22 com os pastores das Igrejas do município para discutir o assunto da reabertura das igrejas. Ficou autorizada a realização dos cultos desde que sigam fielmente as regras do decreto nº 708.

Fernandes Pinheiro autorizou a volta das atividades não-essenciais, dentre elas está retomada dos encontros religiosos, desde que sejam seguidas todas as regras do decreto, fazendo uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

DIOCESE DE PONTA GROSSA

A Diocese de Ponta Grossa permitiu que os cultos e missas retornassem a partir do dia 25 de abril, mas na cidade de Ponta Grossa o prefeito não autorizou essas atividades, assim ficou a critério de autorização de cada município.

“Para facilitar o cumprimento das normas que seguem, sugerimos que se mantenham os horários costumeiros nas Matrizes e Capelas maiores, ou que se ofereçam mais opções, ao menos dois horários aos domingos, por exemplo às 10h00 e 16h30, uma vez que entramos no tempo mais frio. Crianças e idosos é aconselhável que permaneçam em suas casas”, diz a nota.

Dentre as regras estabelecidas para as celebrações destacam-se algumas: afastamento dos bancos de modo a manter a distância de 1,5m entre as pessoas e com a capacidade de 30% da lotação permitida para cada igreja; higienização dos bancos antes e após a celebração, bem como higienização com álcool em gel para cada participante na entrada da igreja; uso de máscaras pelos participantes da celebração. Para as Paróquias da Diocese que estão nos outros Municípios valem as mesmas recomendações, sempre respeitando as normas das autoridades Municipais.

Comentários estão fechados.