1ª ExpoIrati deve incentivar inovação tecnológica no Agro

A grande novidade do evento, além das atrações já divulgadas, é a exposição agrícola

Karina Ludvichak

Realizada pela Prefeitura Municipal, 1ª ExpoIrati que acontece nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto deste ano, no CT Willy Laars, em Irati, já tem sua programação definida. Além dos shows, o evento contará também com exposição agrícola, velocross, rodeio country, ciclo de palestras e mais. Ao todo estão envolvidas na organização do evento três Secretarias.

A gestão municipal dividiu a organização entre as três Secretarias, que são elas: Secretaria de Agricultura, responsável pelas exposições agrícolas, agronegócio, e exposição de animais; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que deve organizar as exposições feitas por empresas do comercio local; e por fim, Secretaria da Cultura, que faz parte da organização geral do evento, além dos shows, parque de diversões, rodeio country e mais.

A grande novidade do evento, além das atrações já divulgadas, é a exposição agro, que apresentará novas tecnologias aos pequenos, médios e grandes produtores da região. Segundo o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, o evento é uma forma de incentivar o comércio local após os dois anos de pandemia, além de proporcionar a oportunidade de melhorias nas propriedades agrícolas, sem que os produtores precisem buscar por inovações tecnológicas em outras cidades. “Nós sempre levamos os produtores em outras feiras que acontecem em outras regiões, para conhecer essas renovações tecnológicas, então a ideia é trazer esses novos produtos até eles para que possam observar e levar essas inovações para suas produções, de uma forma mais organizada”, comentou Raimundo. 

O parque onde vai ser realizado o evento conta com uma área total de, aproximadamente, quatro alqueires, e os lotes onde vão ser realizadas as exposições foram divididos de acordo com a necessidade dos expositores e comerciantes. Ao todo são 168 lotes, mas ainda não há a confirmação de que todos serão ocupados.

A princípio, as empresas que irão participar das exposições, são de Irati, que realizaram suas inscrições no mês de maio. As inscrições tiveram o prazo de 30 dias, e todos que tinham interesse em participar neste período, se cadastram junto à Secretaria de Industria e Comércio. A partir disso, foi regularizada toda a documentação necessária e organizado o espaço onde será feita a exposição. Ainda, segundo Raimundo, caso venha a sobrar algum lote, empresas de outras regiões poderão se cadastrar e expor produtos que trazem inovações que ainda não chegaram até o município. As exposições não tem custo nenhum, as empresas terão o terreno, água, luz, segurança, internet livre, e os shows também serão gratuitos.

Os empresários que irão participar da 1ª ExpoIrati, passaram por treinamentos de capacitação, promovidos pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e realizados por meio da Sala do Empreendedor, onde é ministrada uma oficina por mês.

Além de maquinas agrícolas, caminhões e maquinários para produção de pequena escala, haverá também a exposição de animais, como o boi da raça Purunã, gado de corte, novilhas, caprinos, pôneis e cavalos, dentro outras espécies animais. Ainda, foi elaborada juto a ADAPAR toda a liberação necessária para a exposição dos animais.  

Raimundo diz, ainda, que a intenção da 1ª ExpoIrati é apresentar aos próprios iratienses o que está sendo produzido de riqueza dentro do município, e que, futuramente, a festa seja conhecida no Paraná ou até mesmo no Brasil. Por se tratar da primeira festividade dentro desta modalidade, a expectativa dos organizadores é bem grande, e tudo será uma novidade para todos. O secretário de Agricultura acredita que o evento possa trazer mais diversificação para as propriedades agrícolas, aumentar o movimento comercial e motivar o comercio.