20º Rodeio Nacional possibilita renda extra com locação de casas

Kauana Neitzel

O Rodeio Nacional 2023, evento aguardado por tradicionalistas de vários estados brasileiros, irá acontecer nos dias 20, 21, 22 e 23 de julho, no CT Willy Laars, em Irati. A previsão, segundo a Gestão Municipal, é que mais de 10 mil visitantes participem das festividades, são esperados participantes para provas artísticas, campeiras e esportivas, o que deve movimentar o município e a economia local.

Contudo, a grande quantidade de pessoas que irão se hospedar no município para prestigiar o Rodeio faz com que a rede hoteleira esteja sobrecarregada. Escolas municipais irão servir de alojamento, além dos espaços do CT que terão acampamentos. Para conseguir suprir a necessidade de locação de estadias durante os dias de festa, a Prefeitura de Irati está realizando uma campanha para que os munícipes que possuem espaços, casas, chácaras, quartos, realizem a locação desses locais para os visitantes.

O Rodeio Nacional vai levar o nome de Irati para o Brasil inteiro, e Jorge Derbli, prefeito de Irati, conta que além do Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, o evento terá o Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART) e os Jogos Tradicionalistas. “Só na parte artística nós já estamos com quatro mil pessoas inscritas. Tem a parte campeira, que é a parte do laço onde tem as competições com os cavalos, então eu acredito que deve estar em torno de uns seis mil competidores, tem mais as pessoas que acompanham, e as famílias que vão vir para o evento. Estamos esperando mais ou menos, em Irati, acima de 10 mil pessoas que virão de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, enfim, do Brasil inteiro”, conta o prefeito.

A parte campeira irá ficar acampada no CT, quem vai participar da artística estará alojado nas escolas e alguns outros locais que já foram determinados. “Mas muita gente não tem onde dormir, não tem onde ficar. Os nossos hotéis já estão com as reservas esgotadas. Por isso, faço um apelo a você que na sua casa tem um ou dois quartos sobrando, você que tem espaço para abrigar um casal, três, quatro, cinco, sete pessoas, se quiser ganhar uma renda extra de 20 a 23 de julho, que estará acontecendo às competições, você pode abrir a sua casa para alojar essas pessoas, hospedar e ter uma renda extra”, sugere Derbli.

Se você tem disponibilidade e quer ganhar um dinheiro, esta é uma oportunidade, a Prefeitura está realizado a ponte entre quem tem espaço para locar e quem precisa de alojamento. O prefeito Derbli explica como este processo pode ser feito de forma simplificada: “O que a Prefeitura faz? Se tem a disponibilidade você vai ligar no (42) 3132-6101 e vai falar com a Isabel. Ela vai anotar o seu nome, o seu endereço, a disponibilidade, se você pode alojar duas, três, dez pessoas, o que puder e você, também, já passa o preço que quer pela diária dessa hospedagem. Quando as pessoas ligarem, vamos passar o teu contato e você faz o contato direto com essa família, com essas pessoas e recebe o dinheiro. A Prefeitura não se envolve, quero deixar claro que na parte financeira é um contato direto. Lógico, você já vai cobrar, talvez, antecipado a diária no valor que você decidir”.

Especula-se que as famílias virão antes para o Rodeio de Irati e podem ficar até dez dias, como acontece em outras cidades. O Rodeio Nacional 2023 acontece na semana seguinte do Rodeio Crioulo de Irati, considerado o maior do Paraná, e que também recebe um grande público vindo de outras cidades. A promoção do Nacional é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati.

“Se você tem disponibilidade entre em contato com a Prefeitura, deixe seu imóvel disponível e ganhe um troquinho nesses dias de festa. É turismo na cidade de Irati injetando recurso no município”, finaliza o prefeito.

A programação do evento indica que a abertura oficial irá ocorrer na quinta-feira (20) às 20h. Na sexta-feira (21) iniciam-se as provas de laço, as disputas do FENART e também os Jogos Tradicionalistas, as programações das três competições se estendem para o sábado e domingo (22 e 23). Os horários e atividades serão divulgados, oficialmente, 30 dias antes do Nacional.

Durante o evento ocorrerá prova de laço, competições do FENART e os Jogos Tradicionalistas – Foto: Secom Irati
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.