Aciai lança campanha de prevenção ao Covid-19

Ideia é a conscientização da população para o uso da máscara e o isolamento social como ato de amor

Na tarde desta quinta-feira (16), a Associação Comercial e Industrial de Irati (Aciai) lançou uma campanha, com a colaboração de voluntários, para ajudar na conscientização da população ao uso da máscara e isolamento social, como forma de prevenção ao Covid-19.

No lançamento, foi apresentado o material que será utilizado pelos empresários para a divulgação da campanha, pois, segundo os organizadores, foi constatado que as formas mais eficientes de evitar a proliferação do vírus é a utilização de máscara, o isolamento social e o uso do álcool gel.

De acordo com Marcielo Mazzochin, vice-presidente da Aciai, a ideia é investir na prevenção, e entende-se que o uso da máscara faz com que o risco de contaminação seja menor, além de ter outros cuidados como o uso do álcool gel, lavar as mãos e o distanciamento social. A campanha tem o apoio da CACESUL, que conta com os 12 municípios da região e da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) presente com 10 municípios.

O juiz de direito de Rebouças, James Byron Weschenfelder Bordignon, é um dos voluntários da campanha e apresentou o lançamento. “Foi espontânea em que vários segmentos foram se unindo, o Silton doou para nós o material publicitário, tivemos várias parcerias importantes. Esta é uma campanha voluntaria sem partido político, é da comunidade que surgiu para conscientizar a 4ª Regional de Saúde sobre o uso das máscaras, além dos cuidados básicos de isolamento social, lavagem das mãos e uso de álcool gel”, disse.

“Protejam-se. Mantenha distância” – esta é a frase que será vista em vários cantos de Irati e região, foi desenvolvida pelo designer, Silton Dietrich, pensando em algo mais original e regional. “Procuramos fazer com afetividade, pois, pela primeira vez, para falar de amor é preciso se distanciar. Como somos do interior e as pessoas têm o hábito de se abraçar para se cumprimentar, então, estamos usando a ideia da campanha para manter a distância como um ato de amor, para cuidar de si próprio e também do outro”, explica. A modelo que está na arte da campanha é a influencer digital e iratiense, Bhel Dietrich, filha de Silton.

A questão da regionalização da campanha já está certa, pois, todos os municípios devem aderir, segundo o presidente Amcespar, Junior Benato. “A princípio, todos os municípios aderiram à campanha das máscaras, alguns já lançaram decretos como Irati, outros estão doando. Então, cada município está se adaptando de acordo com sua realidade, mas todos aderiram ao “COVID- ZERO – use sua máscara”. Para continuar assim, sem casos confirmados, vai depender do esforço das pessoas, por isso, esta campanha de conscientização da máscara, uma hora o vírus vai circular, mas precisamos nos proteger.”, disse.

A Ordem dos Advogados de Irati (OAB) também participa da campanha e pede aos advogados que se unam para prevenção do vírus. “Quero pedir para que os advogados da nossa região se conscientizem e participem desta campanha, que façam uso das máscaras em seus escritórios, da lavagem das mãos e usem o álcool gel. Também, como agentes propagadores desse conhecimento, conscientizem seus familiares e clientes, para que todo mundo utilize. Temos a felicidade de estar em uma região sem nenhum caso confirmado da doença, quanto mais tempo a gente consiga manter esta pandemia afastada é um benefício para que todos saiam vitoriosos no final”, comenta o vice-presidente da OAB, Mario Pianaro.