Alibertino Xavier é homenageado com o título de Cidadão Honorário em Teixeira Soares

Sthefany Brandalise

Na segunda-feira (7), aconteceu, na Câmara Municipal de Teixeira Soares, uma homenagem para o ex-professor Alibertino Xavier, que recebeu o título de Cidadão Honorário. Xavier, como é conhecido, foi para Teixeira Soares em 1980, e desde então vem ajudando no desenvolvimento do município. A iniciativa da homenagem foi de Claudinei de Souza, junto com outros vereadores, que foram alunos de Xavier.

Alibertino Xavier de Souza nasceu em Colorado, no norte do Paraná, e, em 1980, veio para Teixeira Soares e abriu sua empresa, a Agrotexas. Em 1984, cursou pós-graduação em química pela Universidade de Maringá, sendo o 1º professor de Teixeira Soares a concluir uma pós-graduação. Também cursou pós-graduação em matemática e educação infantil.

Em 1989, assumiu a Secretaria de Esporte e Cultura do município. E, em 1996, se elegeu diretor do Colégio Estadual João Negrão Jr. e Vereador pelo PSDB. Já 2001, assumiu a Secretaria da Educação, e em 2006, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Voltou a ser Secretário de Educação, em 2007, e assumiu um cargo no Núcleo Regional de Educação de 2009 a 2012, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa de Juliana Belinoski.

“O homem não tem o direito de escolher o lugar para nascer, mas pode escolher o lugar em que vai morar, e eu escolhi Teixeira Soares. Foi aqui que eu construí o maior tesouro da minha vida, a minha família”

Alibertino Xavier

Em 2013, foi diretor do Colégio Estadual do Rio d’Areia de Cima, onde implementou o ensino médio. Ainda, foi o criador das Escolas Estaduais de Bituva das Campinas e de Angaí.

Xavier ficou muito grato com a homenagem, e diz que foi em Teixeira Soares que se encontrou como pessoa. “O homem não tem o direito de escolher o lugar para nascer, mas pode escolher o lugar em que vai morar, e eu escolhi Teixeira Soares. Foi aqui que eu construí o maior tesouro da minha vida, a minha família. E hoje, agradeço muito por esse reconhecimento. Fizemos uma transformação na política da cidade e tivemos muito sucesso, muitas pessoas acompanharam e cresceram naquele ritmo, e hoje temos uma política diferente de quando cheguei aqui”, disse.

A iniciativa da homenagem foi de Claudinei de Souza, junto com outros vereadores, que foram alunos de Xavier – Foto: Reprodução WhatsApp

Marcelo Acordi, presidente da Câmara Municipal de Teixeira Soares, conta que Xavier sempre foi uma pessoa ativa na política e ajudou muito a cidade. “Xavier sempre foi um referencial para a nossa comunidade, um grande líder não só político, mas comunitário também. Ele recebeu esse título de Cidadão Honorário porque de coração ele sempre foi um cidadão de Teixeira”, comenta.

Caludinei de Souza, vereador de Teixeira Soares e diretor do Colégio Campo Garaúna, foi um dos responsáveis pela homenagem de Xavier, e diz que esse título foi entregue para ele por ser um cidadão de bem, que sempre ajudou o município. “Desde meu primeiro mandato eu procuro valorizar os profissionais da educação, e o professor Xavier é uma grande liderança, que tem um currículo muito extenso, tanto nessa área como na política, ele mereceu esse título de cidadão honorário”, disse.

Aline Xavier, filha de Alibertino Xavier, também comenta que ficou muito feliz com a homenagem, e que tem muito orgulho de seu pai. “Nós, como família, ficamos muito orgulhosos, porque ele é um exemplo pra gente. Ele é um homem simples que sofreu muito para conseguir estudar, e fez tudo isso com muita força de vontade. Ver tudo que ele fez e onde ele chegou é um orgulho imenso para nós, é um exemplo. O legado é incrível que ele nos deixou”, comenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.