Alunos da UEPG promovem projeto de valorização da erva-mate nas escolas

Sthefany Brandalise

Na manhã de quarta-feira (29), o grupo de alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e os professores coordenadores apresentaram os resultados do projeto de extensão “Educação Ambiental no Contexto dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate: Valorização Cultural e Produção Socioeconômica da Agricultura Familiar em Inácio Martins”, para a comunidade. O projeto foi desenvolvido através do Programa Universidade sem Fronteiras, em pareceria com a Prefeitura de Inácio Martins e a Secretaria de Educação.


O projeto tem o objetivo de promover a valorização cultural, e colaborar na produção socioeconômica da agricultura familiar por meio da educação ambiental voltada aos sistemas tradicionais e agroecológicos da erva-mate.


Todo o material foi desenvolvido através da cooperação do CEDErva, Embrapa Florestas, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR-EMATER), UEPG e as comunidades de agricultores de Inácio Martins.


O Aluno Renato Ricardo Schnell Jr., conta que a valorização da agricultura familiar foi um dos motivos para a realização do projeto. “Os professores já vem trabalhando com pesquisa, buscando perceber como as pequenas comunidades vão repassando os seus saberes para as novas gerações. E entre essas pesquisas, nós percebemos que os mais novos já não têm tanto esse contato com a agricultura. Nós queremos mostrar que existe sim uma valorização muito grande, e que eles devem dar valor aos conhecimentos das gerações passadas”, disse.


O grupo, formado por Ana Flávia Barboza Garcia, Renato Ricardo Schnell Jr., Bruna Luísa Iankoski, Ana Clara Jacopetti e Murilo Carlos Siqueira, realizou diversas visitas em algumas escolas municipais e entrevistas com produtores de erva-mate do município, para saber um pouco mais sobre a agricultura familiar. Depois, desenvolveram um site com as entrevistas e um material didático com atividades que podem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula, para dar continuidade ao projeto.

Foto: Sthefany Brandalise

Robson Laverdi, professor da UEPG e Coordenador do projeto, comenta que todos os materiais foram desenvolvidos com os alunos e com a comunidade. “Nós construímos o material com eles, e isso valoriza mais ainda a região, pois as pessoas se sentem parte do trabalho. O material foi produzido por uma equipe formada por professores, estudantes e profissionais técnicos, todos da UEPG, o que muito nos orgulha”, disse.


Evelyn Roberta Nimmo, Coordenadora do CEDErva, conta que o projeto busca valorizar ainda mais a agricultura familiar, principalmente da erva-mate. “Um dos objetivos principais do CEDErva é de reunir e compartilhar informação sobre formas de vida tradicionais e desenvolver programas colaborativos para apoiar as comunidades locais. Esse projeto piloto de educação ambiental busca desenvolver atividades junto com os professores e agricultores para valorizar as histórias, memórias e práticas da agricultura familiar”, comenta.


A Secretária de Educação, Marinalda Fernandes, destaca a importância do projeto para as escolas e para a cidade. “O objetivo é valorizar a produção e fazer com que as crianças continuem no campo. Queremos que os alunos valorizem o lugar em que moram, pois a erva-mate é uma fonte de renda da família”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.