Alunos de Inácio Martins recebem apostilas adaptadas do Proerd

Sthefany Brandalise

Com o objetivo de incluir pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC) fez uma adaptação da apostila de aula do programa. O avanço é uma comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo no dia 2 de abril.

A apostila possui linguagem clara e concisa, apoio visual e atividades práticas e interativas, facilitando a aprendizagem do aluno. O Soldado Adriano Sabakeviski trabalha com o Proerd, e conta sobre a importância de adaptar a apostila para os alunos. “Essa adaptação ajuda muito, pois as crianças precisam desse apoio. Com a apostila adaptada estamos praticando a inclusão, e esse processo está sendo muito positivo. O material foi muito bem recebido pelos professores que trabalham com essas crianças, e a gente obteve um êxito muito grande com o pessoal”, disse.

A nova apostila possui uma linguagem clara e concisa – Foto; Reprodução


Em Inácio Martins, três alunos receberam a apostila, e Taiara dos Santos foi uma delas. Sua mãe, Jocelia dos Santos, conta que os profissionais da educação sempre deram suporte para que Taiara tivesse um bom processo de aprendizagem. “A Taiara sempre foi bem atendida pela secretaria, pela escola e professores, que sempre fizeram o possível pra ela ter uma boa compreensão na aula. Lidar com o autismo não é fácil, mais quando podemos confiar na escola e professores se torna muito melhor”.


Sirlei Gadomski, diretora da Escola Municipal Maria de Jesus Turra, onde Taiara estuda, comenta que o Proerd sempre faz a diferença na educação. “O Proerd, mais uma vez, vem fazendo a diferença na educação de nossas crianças. Em nossa escola, além da valiosa contribuição que já conhecemos, neste ano, o Policial Adriano buscou e conseguiu disponibilizar uma apostila adaptada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, proporcionou a efetiva participação da nossa aluna Taiara dos Santos, nas atividades propostas pelo programa. Gratidão pelo comprometimento e envolvimento de todos os profissionais em atender as diversas necessidades”, comenta.


Adaptar a apostila do Proerd é um passo importante para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os alunos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.