Aulas da rede estadual têm retorno gradual em Irati e região

Alguns colégios dos municípios voltaram às atividades, com poucas turmas, e seguem o protocolo de biossegurança

As aulas da rede estadual voltaram de forma gradual em alguns municípios da região de Irati. De acordo com o NRE, alguns colégios de Fernandes Pinheiro, Irati, Mallet, Teixeira Soares e Prudentópolis retornaram às atividades, mas com poucas turmas e respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus.

Este retorno foi possível devido à flexibilização dos decretos municipais. As aulas acontecem no modelo híbrido, ou seja, parte dos alunos assistem às aulas presencialmente, enquanto a outra parte acompanha remotamente, ao vivo. Ainda não foi disponibilizado o transporte escolar, e isso será ajustado com as cidades.

Os municípios de Rebouças, Rio Azul, Inácio Martins e Guamiranga ainda não retornaram às aulas, em razão da situação dos casos de Covid-19 e dos decretos.

Em nota, o NRE de Irati se pronunciou sobre o retorno das aulas na região e quais colégios voltaram em cada município. Confira na íntegra.

“Tivemos, desde o dia 15/06 (semana passada) e no dia de hoje (21/06), o retorno gradativo (com abertura de poucas turmas), atendendo o protocolo de biossegurança e priorizando a dificuldade de aprendizagem dos estudantes, algumas escolas/colégios do NRE de Irati, após flexibilização dos Decretos Municipais.

Os municípios que retornaram foram os seguintes: Irati com as seguintes escolas/colégios: Antonio Xavier, Florestal, Pedro Baltzar, João de Mattos, João XXIII, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Pio XII, Antonio Lopes Júnior, Ceebja Irati (ainda sem transporte escolar). Fernandes Pinheiro com as escolas/colégios de Angai, Bituva das Campinas e Getúlio Vargas (ainda sem transporte escolar).

Para o município de Mallet retornaram as seguintes escolas/colégios: Adão Sobocinski, Dario Veloso, Fernando Moreira, Nicolau Copérnico (ainda sem transporte escolar). No município de Prudentópolis retornaram as seguintes escolas/colégios: Alberto de Carvalho, Barão de Capanema, Cristóforo Myskiv, São Lucas, Vila Nova, Ceebja de Prudentópolis (ainda sem transporte escolar).

No município de Teixeira Soares retornaram as seguintes escolas/colégios: Guaraúna e João Negrão (ainda sem transporte escolar). As escolas/colégios centrais que retornaram estão seguindo o modelo de ensino híbrido, ainda com adaptações e correções tecnológicas por parte da SEED-PR.

Para o retorno as aulas presenciais, de acordo com as condições existentes pela Escola é muito importante que o pai assine o documento (ANEXO 1 do Decreto 6637, de 20 de janeiro de 2021). Os pais que já assinaram o documento no início do ano de 2021, ainda está válido. Os pais que desejam retornar a escola/colégio, desde que ofertada a turma, deverão assinar o documento (ANEXO 1) conforme orientação que será encaminhada pela escola/colégio aos pais.

Os municípios que ainda não retornaram, em virtude das situações de enfrentamento da Covid-19 e dos decretos municipais são: Rebouças, Rio Azul, Inácio Martins e Guamiranga.

Pedimos apoio a todos os pais/responsáveis e comunidade escolar para que possamos ter um retorno gradativo com responsabilidade, segurança e seriedade por parte de todos nós”, informa a Chefia do NRE de Irati.