Câmara de Irati homenageia Grupo de Teatro São Francisco de Assis

Assessoria Câmara Municipal de Irati

Na noite de terça-feira (2), a Câmara entregou Moção de Aplausos ao Grupo de Teatro São Francisco de Assis pela encenação da Paixão de Cristo, realizada no dia 07 de abril. Após três anos sem apresentação, devido a pandemia, a encenação foi retomada e, com 25 anos de história, o espetáculo emocionou o público. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos parlamentares e a entrega foi acompanhada por diretores e integrantes do Teatro.


De autoria dos Vereadores José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte, Alcides Cezar Pinto e Vera Maria Gabardo, a Moção concedida reconhece a importância do Teatro da Paixão que faz parte da história do município, representando uma grande atividade cultural à população que retrata a vida, morte e ressureição de Jesus Cristo. Este ano, mais de 320 participantes colaboraram e se mobilizaram em ensaios, organização, construções de cenários e elaboração de figurinos dos personagens.


Um dos proponentes da Moção, presidente José Ronaldo Ferreira, contou um pouco da história do Teatro, o qual ele também faz parte encenando o “Barrabás”. “A história do Teatro teve início no ano de 1986, apresentado pela primeira vez ao público no sábado de aleluia em frente a Igrejinha de São Francisco de Assis, em Irati. Foi uma iniciativa do grupo de jovens Junifra, movimento idealizado pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz. As peças teatrais eram realizadas na Capela e no Salão Paroquial das Paróquias e no Auditório do antigo Seminário Santa Maria (Unicentro). A Diretoria do Teatro e do Departamento Cultural e Artístico do Junifra, em 1988, eram os jovens Celio Marcos de Oliveira (Kinho) e Vanderlei Kawa, os quais atuam e estão até hoje na organização da encenação. Ao longo dos anos, o teatro foi se tornando um grande evento religioso de muita emoção, fé e evangelização. Neste ano de 2023, a Paixão de Cristo completou 25 anos de apresentação, e o seu retorno, após três anos de paralisação devido à pandemia, emocionou a todos e reuniu milhares de fiéis. Para todos os participantes, organizadores e integrantes do Teatro existe um único objetivo e ideal que é a evangelização, levar o testemunho autêntico de vida, ensinado pelo mestre Jesus Cristo, que nos deu a vida, morrendo na cruz para salvar a todos”, relatou.


O Prefeito Jorge Derbli enalteceu o Grupo, “são 300 participantes, atores amadores, com o intuito mais que profissional. Estava para chover na noite do dia 7 de abril, e não choveu, fomos abençoados. O investimento da prefeitura é o mínimo que podemos fazer. Rendo homenagens e parabenizo a todos pela bela apresentação”.


O Presidente do Grupo de Teatro São Francisco de Assis, Vanderlei Kawa agradeceu a honraria em nome de todos os integrantes. “Falamos da arte de ensinar, nestes 25 anos de história, temos testemunhos de pessoas, ateus, que se converteram dentro do nosso trabalho de evangelização. Agradecemos a todos os membros do Grupo que se dedicam e cumprem essa linda missão. Agradecemos também ao prefeito Jorge Derbli, ao Ronaldão que é nosso amigo, e aos demais vereadores pela aprovação desta homenagem, a união faz a força”. Vanderlei entregou certificado ao prefeito e ao Presidente Ronaldo em forma de agradecimento.


Ronaldo entregou Certificado da Moção de Aplausos ao Vanderlei Kawa. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.