Campo Real compra “Sagrado Coração” e promete novos cursos para 2021

Cursos como Direito, Engenharia Civil e Enfermagem e Biomedicina serão ofertados à população

Nesta semana, mais uma importante conquista na área da educação aconteceu em Irati, o Centro Universitário Campo Real irá se instalar no município, e oficializou na tarde de terça-feira (16). A instituição irá disponibilizar cursos como Direito, Engenharia Civil, Biomedicina e Enfermagem, que são bastante procurados pela população, que precisa ir para outras cidades em busca dos cursos.

O Centro Universitário adquiriu o prédio do antigo colégio Sagrado Coração de Jesus, Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, conhecido como Colégio das Irmãs, que fica no bairro Engenheiro Gutierrez, o local passará por reforma e abrigará o campus em Irati.

O reitor da universidade, professor Edson Aires da Silva, explica que a iniciativa já estava sendo estudada há muito tempo, e agora conseguiram encontrar a área para fazer a negociação com os antigos sócios e dar sequência no projeto.

O prédio, que não é utilizado desde a década de 90, não perderá a característica, ao todo, são dois mil metros quadrados de construção e serão feitas as adaptações necessárias para implantar os laboratórios, biblioteca, sala de aulas, auditório e a área administrativa. “Vamos manter as características dele (do imóvel) para manter as raízes da região de Irati, queremos fazer com que isso permaneça, para que filhos ou netos daqueles que passaram por este colégio, possam visualizar tendo a mesma impressão dos seus antepassados. É uma das marcas da Campo, manter as características da localidade”, disse o reitor.

Silva ainda salienta que os serviços já devem começar na próxima segunda-feira (17). “Já estivemos aqui, já temos o projeto de onde vai ficar cada espaço. Desde que começou a negociação o projeto está pronto. A construtora que faz os serviços para nós já deve começar na segunda-feira a fazer a reforma, para que possamos começar a implantação dos cursos que nós pretendemos aqui para o campus”.

O reitor explica que a intenção é trazer uma gama de cursos para o campus em Irati, porém, neste primeiro momento, junto ao Ministério, só é possível implantar cinco, e estes serão: Administração, Direto, Engenharia Civil, Biomedicina e Enfermagem. A reitoria estuda para implantar de imediato, e se tudo estiver de acordo, começar os estudos em 2021.

Silva destaca que a Campo Real veio para ficar, pois fez a compra do imóvel e as pessoas podem acreditar no trabalho deles. “É um investimento muito alto que estamos fazendo aqui, é uma área que estamos adquirindo, porque acreditamos no potencial da região, e, ao mesmo tempo, a gente quer fazer a implantação de uma instituição série e de qualidade como é em Guarapuava, para que a população possa ter uma expectativa maior, uma atenção maior na pretensão dos sonhos, e que os jovens daqui não precisem sair para que possam ter uma graduação de qualidade, e atender as expectativas de formação como profissionais”, observa o reitor.

Silva evidencia que o município terá o mesmo ensino de Guarapuava, com excelência e qualidade. “Acreditem no nosso trabalho, para que a gente possa dar condição e atender as expectativas da comunidade da forma que ela merece, da forma que eles têm a pretensão de um futuro melhor”, finaliza.

O prefeito Jorge Derbli participou na solenidade e disse que “é um presente para Irati, quero parabenizar e agradecer a Campo Real que vem para cá e tem todo o apoio da administração. Nós fomos para Guarapuava, fizemos o convite para que viessem se instalar aqui em Irati, e hoje é uma realidade. Já vão iniciar as reformas e, muito em breve, muitos acadêmicos estarão estudando aqui. Parabéns a Campo Real, parabéns ao povo de Irati”, comenta o prefeito. Ele também destaca que “estamos tornando Irati um polo educacional, temos mais de cinco faculdades em EaD, duas presenciais, a Unicentro e o IFPR, e teremos mais duas. Jovens da região passam a ter oportunidades mais próximas, e não precisam se deslocar de Irati para outras cidades, é uma conquista para todos”, completa.

Derbli também cita a importante participação da doutora Mitzy de Lima Santos no processo de atração do Centro Universitário Campo Real para Irati. “Ela teve papel fundamental na interlocução com a direção da universidade, e auxiliando no processo de contato com os proprietários deste imóvel que são de São Paulo. Sem dúvida, foi um elo da corrente muito importante para o progresso de Irati que está se concretizando”.