Centro de Convivência do Idoso é inaugurado em Rio Azul

Novo espaço fica na Rua Guilherme Pereira, e vai atender as pessoas da terceira idade do município

Os idosos de Rio Azul ganharam um novo espaço para realizarem as atividades. Na quinta-feira (07), foi inaugurado o Centro de Convivência Antônio Boni, um espaço próprio para as pessoas da terceira idade. A cerimônia de lançamento foi acompanhada pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que destinou o recurso para a obra.

Os três grupos de idosos que tem em Rio Azul e o do CRAS irão utilizar o novo espaço. Eles já fazem encontros em outros locais, mas agora estão com uma sede própria para atividades. Cada grupo terá um dia da semana para se reunir. E terá um auxiliar de serviços gerais para fazer comida e um educador físico para acompanhar os exercícios. Também, uma equipe técnica fará vistorias.

O deputado Ronamelli destinou o recurso para a obra. O investimento foi de R$ 230 mil. O espaço mostra a preocupação que a administração e a Câmara têm com os idosos. “É uma satisfação ver o Centro concluído, porque a forma como a sociedade trata as pessoas mais velhas, mais experientes, mostra o nível civilizatório, de respeito. É muito importante esse espaço, está bem construído e, agora, vai servir para o convívio e o desenvolvimento de diversas atividades que envolve a vida dos idosos de Rio Azul”.

O prefeito Leandro Jasinski também parabeniza a iniciativa e o cuidado com os idosos nos projetos sociais. “O sentimento é de alegria. Temos que agradecer ao deputado Romanelli, que está sempre colabora com a nossa gestão e está aqui o exemplo, uma obra  bonita que inauguramos, que vai trazer muita alegria para os usuários, os nosso idosos, nossos tesouros”, disse. Jasinski completa que esta é uma conquista dos vereadores, e a parceria com eles é importante para os trabalhos em Rio Azul.  

O projeto do Centro é de uma reivindicação do vice-prefeito Jair Boni, quando ainda era vereador, junto do atual presidente da Câmara Municipal, Sergio Mazur, também vereador na época, e teve apoio do prefeito Leandro Jasinski. Para Boni, é uma alegria ver mais um trabalho finalizado com a ajuda do deputado Romanelli.

Há muito tempo era reivindicado um espaço que fosse para os idosos para fazerem as atividades e ter um local aconchegante. Hoje, a minha satisfação é muito grande de ter parceiros que destinaram a  verba para podermos ter esse centro de convivência. É uma alegria muito grande, tem o nome do meu pai, vereador Antônio Boni, que já fez muito por Rio Azul. Estou muito feliz”, comenta o vice-prefeito.

O local será administrado pela Secretaria de Assistência Social. E será um espaço em que os idosos poderão fazer atividades físicas, cuidar da saúde e ter uma convivência social. “Durante um período a gente conseguiu participar dos grupos com os idosos, e esse centro de convivência foi muito almejado. Agora eles têm um local permanente em Rio Azul. A palavra hoje é gratidão”, destaca a secretária da pasta, Ghessi Bucco.

Já existe um pedido para que a obra seja ampliada, o  projeto para construção de mais 200 metros quadrados e uma academia da terceira idade está finalizado. Agora, a Prefeitura fará a compra do mobiliário do local, que já está em trâmite e, por enquanto, os grupos de idosos utilizarão os móveis que já tem, de forma provisória, para que possam começar a utilizar o espaço.

O presidente da Câmara, vereador Sergio Mazur, não pôde comparecer a cerimônia devido a problemas de saúde.

Veja a galeria de imagens de como foi a inauguração.