CMEI Professor José Maria Orreda, no Conjunto Joaquim Zarpellon, é entregue

200 crianças devem ser atendidas no maior Centro de Educação Infantil de Irati. Aulas já começam na segunda (29)

Irati ganhou, na manhã de quinta-feira (25), um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O evento de inauguração do CMEI José Maria Orreda, que marca o calendário festivo de 112 anos do município, aconteceu às 9h, no Conjunto Residencial Joaquim Zarpellon, e contou com a presença de grande público, entre população dos bairros próximos, autoridades, funcionários, que trabalharão no local, e familiares do homenageado. A unidade educacional se torna a maior de Irati.

O novo CMEI tem capacidade para acolher 200 crianças em período integral sendo que, até o momento, já foram matriculadas 100. O espaço, que está totalmente concluído, passa a atender já o atual ano letivo e começa a funcionar nesta segunda-feira (29).

Familiares e autoridades locais fizeram a inauguração oficial do CMEI/ Foto: CMI

 

“Estamos em um espaço tão bonito como este, que nós tivemos a incumbência de terminar, pois há muitas obras paradas e nossa equipe tem que finalizar, este é um compromisso do prefeito Jorge Derbli. Na Educação, tivemos a entrega das salas da Escola do Itapará e, agora, esta obra tão grande no Conjunto Joaquim Zarpellon, que vai conseguir atender 200 crianças. Sabemos que, logo, preencheremos todas as vagas disponíveis”, comemora a secretária de Educação de Irati, Rita Almeida.

Durante seu discurso, a secretária se emocionou com a entrega da obra à comunidade. “Tínhamos um mandado a cumprir do Ministério Público para colocar 400 crianças nos CMEIs e esta foi minha emoção de dever cumprido: em dois meses, montamos esta unidade, realizamos o processo seletivo, contratamos professores e fizemos algumas redistribuições na equipe”, ela salienta que todos estes fatores foram o motivo de sua emoção e alegria durante a cerimônia.

Segundo a secretária, esta unidade vem auxiliar “a lista de espera de 401 crianças que, durante o ano, estarão sendo remanejadas, a fim de adaptar a demanda aos CMEIs e vagas existentes”.

CMEI vai atender 200 crianças da região do Cj Joaquim Zarpellon/ Foto: PMI

 

O prefeito Derbli também comemorou de cumprir uma promessa firmada em finalizar o CMEI. “Esta é uma obra muito bem feita e planejada que é digna de visitação da comunidade para conhecer este espaço, pois vai atender a população de Irati. Com a remodelação de outros CMEIs e a inauguração deste, vamos resolver o problema que tínhamos de vagas”. Ele enfatizou que, agora, a fila ficará zerada. Os próximos desafios da Prefeitura são as obras dos CMEIs no bairro Rio Bonito e Dallegrave.

ESTRUTURA

Para garantir o atendimento na nova creche, a Secretaria de Educação de Irati contratou 15 colaboradores, em Processo Seletivo Simplificado (PSS). O CMEI terá como coordenadoras as professoras, Bruna Bhuler Gomes e Marilis Konopka, e contará com três professoras concursadas, 10 professoras contratadas, uma merendeira e quatro serviços gerais.

O CMEI José Maria Orrreda irá atender a demanda de bairros como Vila São João, Engenheiro Gutierrez, e o próprio Conjunto Joaquim Zarpellon, entre outros.

MAIS DE R$ 2 MILHÕES

O maior CMEI de Irati representa um investimento da ordem de R$ 2.170.752,22, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com área de 1.318 m², a edificação conta com os espaços das creches 1, 2 e 3 e Pré-Escola, além de outros ambientes como sanitários infantis e dos professores, vestiários dos funcionários, salas de direção, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, lactário, copa, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, depósito e playground, entre outros.

A edificação integra o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Proinfância, com área construída de 1.317,99 m², e área de ocupação de 1.514,30 m², sobre um terreno de 2.400,00 m² (40x60m). As obras haviam iniciado em agosto de 2016.

Estas escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a cinco anos e 11 meses. Esta é a terceira obra concluída pela atual administração naquela região da cidade. Antes disso, foram entregues à comunidade, durante os festejos do aniversário de Irati no ano passado, as instalações da nova Unidade Básica de Saúde e o complexo multiuso Praça Ceu das Artes.

O HOMENAGEADO

O professor, jornalista e historiados, José Maria Orreda é uma figura ilustre de Irati, que jamais será esquecida pela sua importância para a história do município. Ele faleceu em 2014 e sua vida foi dedicada à cidade, de todas as formas que pôde contribuir. O projeto para nomear o CMEI foi proposto pelo vereador e professor Helio de Mello e foi aprovado, por unanimidade, pelos demais legisladores.

“O José Maria Orreda era uma pessoa extremamente humilde e que seria digno de ser o nome de um edifício. E nós estamos aqui com muita humildade, a mesma que ele trazia, e simplicidade, recebendo esta homenagem”, comentou Fabiana Orreda, filha do homenageado, representando a família.

Ela ressaltou que o momento da entrega desta obra remete ao passado de todas as obras, todo o afeto e amor verdadeiro que José Maria Orreda pregou no coração de seus alunos e amigos. “Este é também um momento do que pode vir de inovação e alegria, que é a geradora de amor. Então, nós estamos nos colocando numa posição de muita gratidão pelo trabalho futuro que será realizado aqui”, disse.