Comunidade franciscana celebra 100 anos de presença dos freis capuchinhos em Irati

Na ocasião, foi inaugurado o memorial em homenagem a data. Assista a mensagem do bispo Dom Sergio sobre as celebrações

No domingo (10), a comunidade franciscana de Irati comemorou os 100 anos da presença dos Freis Capuchinhos no município. Para celebrar a data, foi feito um memorial e inaugurado na Capela São Francisco de Assis, na missa realizada pela manhã.

Na oportunidade, também foram comemorados os 40 anos da capela São Francisco de Assis: Evangelização em Família e em Fraternidade; 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz;  37 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS) e  25 anos do Teatro da Paixão de Cristo de Irati.

Quem fez a celebração da Santa Missa foi o Padre Jorge Casimirski, Diácono Luciano e contou com a participação do Frei Antoninho, Frei Moacir, Frei Pedro e Frei Daniel.

Após a celebração, houve a bênção dos animais.

CAPELA SÃO FRANCISCO

Segundo Vanderlei Kawa, a igrejinha de São Francisco de Assis, foi fundada pelo frade italiano franciscano Capuchinho Frei Jaime Manfrin, teve seu início no ano de 1981, foi inaugurada em 1982 na celebração dos 800 anos de nascimento de São Francisco de Assis, o apostolo da ecologia. Hoje, abriga a família franciscana de Irati da ordem franciscana secular e Jufra.

“São 40 anos de historia, de fé, missão e evangelização. Nossa gratidão a todos que iniciaram esse trabalho de evangelização e missão. O nosso reconhecimento em nome de todos os membros que formam o atual conselho pastoral a nossa homenagem a todos que aqui fizeram e deixaram, com certeza, o nome gravado no coração de deus. A nossa homenagem e eterna gratidão a todos que iniciaram esta obra de Deus, a todos que já estão vivendo na eternidade, no reino de Deus, e a todos aqueles que hoje continuam a escrever esta historia de fé, a todos aqueles que virão, certamente, a continuar esta belíssima e santificante missão que é servir em comunidade. Evangelizar sempre em família, unidos em comunidade”, comenta Kawa na coluna Paz e Bem.

Assista a mensagem do bispo Dom Sergio sobre as celebrações em Irati.

Vídeo: Reprodução