Conheça a história de Aline Xavier na luta contra o câncer de mama

Jaqueline Lopes

Descobrir o câncer de mama não foi algo fácil para a maquiadora, empresária e influencer de Irati, Aline Xavier, que aos 37 anos enfrenta a doença. Ela precisou mudar todo o estilo de vida, se adaptar a uma nova realidade para cuidar da saúde. Com a ajuda da família e amigos, encara a luta contra o câncer.


Aline estava em um momento da vida que tudo estava indo bem. Ela é mãe da pequena Marrie, que hoje tem um ano e 10 meses. Tinha recém inaugurado o Studio de Maquiagem e estava decolando como influencer. De repente, viu as coisas mudarem de rumo. Teve que adaptar toda a rotina e se reinventar para enfrentar a doença.


DIAGNÓSTICO
Aline descobriu o câncer através do autoexame, mas não exatamente na mama, porque estava amamentando. Em dezembro de 2021, sentiu um pequeno caroço na axila o que a deixou preocupada. Fez uma ecografia e viu que tinha um nódulo, mas não havia nenhuma característica, e como estava amamentando não tinha como saber se era alguma coisa.

Mas, em março deste ano, quando desmamou a filha, foi fazer um exame mais aprofundado. Após uma ressonância, mamografia e biopsia, a maquiadora descobriu que estava com câncer de mama estágio III. Neste momento, Aline viu a vida mudar.


“Foi muito difícil, confesso que até o momento da biopsia não acreditava que seria. A gente nunca acha que vai ser com a gente. Quando peguei o resultado foi um choque muito grande, para mim, meu marido e a família inteira”, disse.


Aline levou alguns dias para processar a informação, mas decidiu junto do marido e da família que ia lutar, e se agarrar a todas as chances de cura. “O paciente precisa lutar, mas foi um choque. Foi muito difícil. Descobri no começo e pude contar com essa esperança”, observa. Os médicos informaram à maquiadora que ela tem 95% de chance de cura.


MUDANÇA DE VIDA
Processando as informações, Aline teve que mudar completamente de vida. “Tudo virou em função da minha saúde”, disse. Ela teve que deixar de lado algumas atividades, diminuiu o ritmo de trabalho, a mãe dela veio morar junto para ajudar, e está tendo colaboração de todos da família para conseguir passar bem o tratamento.


“A rede de apoio neste momento é muito importante. O psicológico fica muito abalado, se não tiver um apoio é muito difícil para o paciente conseguir ter forças pra lutar”, destaca. “Eu mudei por dentro e por fora, estilo de vida e também a maneira de olhar as coisas”, completa.


MOMENTO MAIS DIFÍCIL
Uma das fases de quem faz o tratamento de câncer é a perda do cabelo, pois cai devido às quimioterapias. E Aline já viveu este momento. Como é influenciadora, postou nas redes sociais como foi o processo. Ela resolveu fazer junto com as crianças para que não houvesse um choque dos pequenos. Para ela, foi a fase mais difícil enfrentada até agora na luta contra o câncer. “Foi angustiante esperar cair o cabelo, porque mexe com a autoestima da mulher. A gente vai se preparando para este momento, claro, tudo depende da mulher. Eu resolvi aceitar. Encarei como uma nova fase na minha vida, uma nova estética, um novo look,”, comenta.

Aline enfatiza que é diferente a mulher querer estar sem o cabelo e precisar. “É um sentimento quase que uma mutilação, isso que dói. Porque naquele momento você não quer aquilo e tem que fazer. É muito difícil, mas tem que tentar encarar e reinventar a situação para não cair numa depressão e não deixar abalar tanto”, observa. “É tudo muito invasivo, acho que esta é a palavra, você não quer aquilo, mas precisa para cuidar da saúde”, completa.


TRATAMENTO
O tratamento do câncer de mama é por quimioterapias. Aline já fez quatro vermelhas, como são chamadas, que são as mais fortes, realizadas no início, foram feitas a cada três semanas. Agora, realiza uma por semana, no total, são 12 e faltam três para encerrar. Depois, passará pela cirurgia da retirada da mama.
Tudo é feito pelo SUS, no Centro de Saúde Erasto Gaertner em Irati. Algumas consultas e os exames faz em Curitiba,“graças a Deus estou tendo a comodidade de fazer aqui”, afirma. Como o tratamento é agressivo, o corpo sofre muito, mas Aline diz que está passando bem.


Além disso, ela faz um tratamento paralelo com acompanhamento de especialistas, toma sucos diferentes, faz academia, terapia, vitamina, suplementos. “Estou conseguindo passar muito bem por conta desse acompanhamento paralelo. Não tomo nenhum medicamento, é tudo natural, para tentar passar bem a fase do tratamento”, destaca.


INFLUÊNCIA PARA PREVENÇÃO
Como influenciadora, Aline acredita que tem o papel de informar e orientar para a prevenção do câncer de mama. Ela posta a experiência sobre a doença e também esclarecimentos, pois tem um público feminino, e a maioria das seguidoras se identificam com ela: tem a mesma faixa etária, estilo de vida, são mães, profissionais, trabalham fora, cuidam de casa, e isso ajuda na hora de passar a informação. “Quando soube do resultado, não tive duvida nenhuma que ia usar da minha influência para alertar as mulheres. Se colocam no meu lugar, muitas mandaram mensagens. Então, é um alerta, dá um star de “preciso me cuidar””, observa.

“Descobrir precocemente foi determinante para eu estar bem”

Aline Xavier
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.