Cursos de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis lançam 2ª Campanha de Destinação do IR aos Fundos Municipais

Assessoria Unicentro

O curso de Ciências Contábeis dos Campus da Unicentro de Irati e Prudentópolis lançaram este ano a 2ª Edição da Campanha de Destinação do Imposto de Renda aos Fundos Municipais, que faz parte do Projeto: “Mãos que incentivam: Uma ação para você participar”. A campanha visa estimular a destinação de parte do Imposto e Renda devido de Pessoas Física às entidades vinculadas aos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente nos municípios de abrangência da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar).

O prazo para entrega da declaração de imposto de renda 2023 teve início no dia 15 de março e se estende até 31 de maio. O intuito da ação é esclarecer e informar à população que ao optar pelo gesto de solidariedade de doar o IR, o contribuinte não terá acréscimo ao total do imposto a pagar e não reduzirá o imposto a restituir. E, ainda assim, estará beneficiando entidades vinculadas ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa e ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, melhorando a qualidade de vida de idosos, crianças e jovens da região em situação de vulnerabilidade social.
A campanha é coordenada pela professora Ana Léa Macohon Klosowski, a qual explica que os contribuintes podem destinar até 6% do imposto de renda para os Fundos Municipais: “Até 3% para o Fundo da Criança e Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa”. A professora Marinês Taffarel, que também participa do projeto, enfatiza a importância da doação. “Quando você destina uma parte do IR para um Fundo Municipal, você está contribuindo para a transformação positiva daquele local por meio da atuação das entidades assistidas, que investem em projetos e
qualidade de vida às crianças, adolescentes e idosos”.
Segundo Ana Léa, a campanha esclarece sobre a possibilidade de doação no momento do preenchimento da declaração. “Muitos contribuintes desconhecem essa possibilidade e a campanha visa justamente sensibilizar a população para que realizem a destinação, que é simples, segura e incentivada pela Receita Federal através da ação ‘Eu Sou Cidadão Solidário’. Os acadêmicos do curso que estão vinculados ao Projeto desenvolveram diversos materiais e cartilhas que buscam esclarecer como é realizada essa importante destinação”.
Abrace você também essa campanha! Procure um profissional da área contábil para realizar sua declaração e manifeste seu desejo de doação. A sua contribuição pode potencializar projetos, que na prática, ajudam a oferecer novas perspectivas a muitas pessoas do nosso município e da região. Atitudes como essas custam pouco e aquecem o coração, tanto de quem doa, quando de quem recebe.

8a916ab3-1_passo-a-passo-de-como-realizar-a-destinacao-do-ir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.