Cursos gratuitos são ofertados à população de Teixeira Soares

Prefeitura, Agência do Trabalhador e SENAI são os responsáveis pela iniciativa

Amanda Borges

A população de Teixeira Soares pôde realizar uma série de cursos disponibilizados sem nenhum custo graças a uma parceria entre a Prefeitura, Agência do Trabalhador e SENAI. Os cursos iniciaram no mês de dezembro e tem como principal objetivo a formação e capacitação dos teixeirasoarenses para o mercado de trabalho.
A iniciativa teve início na primeira semana de dezembro, com o curso de Inclusão Digital, que ainda acontece. Além dele, de Operador de Empilhadeira tem previsão de início no dia 11 de dezembro. Já existe uma programação para dar continuidade ao projeto no ano de 2022.
De acordo com o prefeito do município, Lula Thomaz, Teixeira Soares “tem feito um trabalho muito bacana em relação a qualificar mão de obra. Diversos cursos estão sendo implantados para que, num futuro muito próximo, possamos integrar pessoas no mercado de trabalho, através de uma mão de obra eficaz, eficiente e qualificada. Entendemos que isso não é despesa e, sim, investimento”.
Além disso, a o prefeito compreende que “Teixeira Soares precisa e deve oferecer mão de obra qualificada para o nosso comércio, bem como para a indústria existente e as que virão investir no município. Existe um caminho: seguir em frente. E vamos em frente que é pra frente que se anda”, completa Lula.

“Entendemos que isso não é despesa e, sim, investimento!” – Lula Thomaz

Fabielly Costa de Oliveira, Gerente da Agência do Trabalhador e idealizadora do projeto, explica que a ideia surgiu a partir de uma demanda da população. Ela conta que a maior parte das pessoas cadastradas na agência tinham dificuldade em encontrar uma oportunidade, devido à falta de capacitação. Diante disso, Fabielly conta que entrou em contato com a prefeitura e SENAI, que se organizaram a fim de desenvolver maneiras de ofertar os cursos à população.
“Eu fico muito honrada e feliz em poder fazer parte de tudo isso. Por que eu sei da necessidade e sei que muita gente precisa. E muita gente só precisa que acreditem nelas, que deem esse empurrão. Acho que estou no lugar certo, na agência do trabalhador!”, conta Fabielly.
Em 2022, haverá cursos de Operador de Processo de Produção, em janeiro, e Elétrica Residencial, em fevereiro. Os períodos para inscrição e início das aulas ainda não foram definidos, mas serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura. Além disso, para se inscrever ou em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato diretamente com a Agência do Trabalhador do município, através do telefone (42) 3460-1541.