Cursos profissionalizantes do NRE têm inscrições prorrogadas

Sthefany Brandalise

O Núcleo Regional de Educaçãode Irati (NRE), prorrogou as inscrições para os cursos profissionalizantes. Eles são ofertados nas modalidades integrado ao ensino médio e subsequente, para alunos que já concluíram o ensino médio. Eles são ofertados nas cidades de Irati, Prudentópolis, Rio Azul, Inácio Martins, Rebouças, Teixeira Soares, Guamiranga e Mallet. As inscrições vão até o dia 08/11/2022, e os cursos têm início em 2023.

Os cursos ofertados são: Técnico em Florestas (subsequente e integrado), Segurança do Trabalho (subsequente), Agronegócio (integrado e subsequente), Administração (integrado e subsequente), Desenvolvimento de Sistemas (integrado), Formação de docentes (integrados), Técnico em Farmácia, técnico em Estética e técnico em Enfermagem (subsequente).

“O diploma técnico é um diferencial no currículo para os candidatos a uma vaga de trabalho”

Lisa Marie Czelusniak


Os cursos integrados ao ensino médio têm duração de 3 anos, e funcionam no período da manhã ou integral. Para fazer o de técnico em farmácia, estética, enfermagem e segurança do trabalho, precisa ter idade igual ou superior a 18 anos, e funcionam no período noturno.


Alguns cursos técnicos, como: enfermagem, estética, florestas, segurança do trabalho, desenvolvimento de sistemas e farmácia, têm aulas práticas realizadas em laboratórios e em campo. Os alunos também participam de atividades diversas como visitas técnicas, palestras, semana de estudos, entre outras. Em alguns cursos, os alunos têm o estágio obrigatório, no qual vivencia na prática o conhecimento adquirido nas aulas. O estudante que tiver interesse, também pode realizar o estágio não obrigatório e remunerado, pelo qual recebe pelo trabalho desenvolvido, e se a empresa tiver intenção, pode contratar de forma efetiva o profissional que realizou um bom trabalho durante o período de estágio.


Lisa Marie Czelusniak, Técnica Pedagógica da Educação Profissional do NRE, conta que os cursos têm o objetivo de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, e o diploma oferece um diferencial para os alunos. “Esses cursos contribuem para o crescimento econômico do município, é uma forma de ter profissionais mais qualificados. Quem fez o curso pode ter mais facilidade para arrumar um emprego. E o diploma técnico é um diferencial no currículo para os candidatos a uma vaga de trabalho. Cada vez mais o mercado necessita de profissionais com competências e habilidades bem desenvolvidas, que atendam às expectativas dos setores produtivos, melhorando a economia do município e região”, conta.

Foto: Reprodução

Todos os cursos são gratuitos, e para se inscrever, basta ir até o colégio e levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante residência, histórico escolar ou declaração de que está cursando ensino médio ou fundamental, comprovante de benéfico do governo, e comprovante de vacina (apenas para o ensino médio). Deve ser levado o documento original e a cópia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.