Desafio Saúde na Medida Certa encerra com mais de 100 inscritos em Rio Azul

Foram mais de 15 profissionais envolvidos em 90 dias de desafio

Esther Kremer e Evaldo dorocinski

A 2ª edição do projeto Saúde na Medida Certa chegou ao fim, a gestão da Secretaria de Saúde (SMS), por intermédio da equipe multiprofissional, desenvolveu o programa para auxiliar na perca de peso, propondo um cuidado amplo para com a saúde dos participantes e usuários do SUS, devido as muitas tentativas frustradas em perder peso e que sem a devida atenção podem até colocar em risco a saúde e a integridade das pessoas.


O programa tem como base uma mudança no estilo de vida incluindo a prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada e saudável, assim como, o controle das situações psicossociais. O desafio teve duração de 90 dias, iniciado no dia 10 de agosto e finalizado no dia 16 de novembro de 2023, contando com mais de 100 inscritos e mais de 15 profissionais envolvidos, entre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, educadores físicos, psicólogas, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista, farmacêutica e também da Profª Aline, do departamento de cultura, entre outros.


O desafio contou com atividades físicas 3x na semana, através de caminhadas, circuitos, dança aeróbica e também, palestras com os profissionais da equipe multiprofissional. É importante destacar que dos 85 participantes que iniciaram o programa, apenas 46 concluíram todas as etapas. Para os finalistas, a SMS organizou uma premiação, de acordo com os seguintes critérios: maior perca de peso absoluto; maior perca de peso relativo – IMC (Índice de Massa Corporal); maior perca de medidas antropométricas e maior frequência nas atividades.


A secretária da pasta, Cristiana Schvaidak, comentou sobre o sucesso da edição. “Foi incrível poder proporcionar algo que estimule a vida saudável entre a população. Sempre falo que o que temos de mais preciso é a nossa saúde e precisamos cuidar da melhor forma possível”, disse.


No total, foram eliminados mais de 128kg, tendo uma redução média em torno de 3kg por participante e uma diminuição de 9 metros e 61 centímetros de medidas corporais somados entre todos os finalistas. Ressalta-se que a vencedora com a maior perca de peso, perdeu 9,6kg. Com uma média de 3kg eliminados por participante, um ganho expressivo na auto estima, na saúde e no bem estar dos participantes, melhora do condicionamento físico dos mesmos.


O educador físico da Secretaria de Saúde, Evaldo Dorocinski, também falou sobre o desafio neste ano. “Cada vez mais o Programa está crescendo e ganhando uma forma mais consistente junto com a população, está surtindo efeito e, para nós, é muito gratificante”.


E já está pronta a edição 2024 com desafio relâmpago, serão 60 dias intensos de muito empenho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.