Equipe de Acolhimento de Guamiranga recebe capacitação profissional

Karina Ludvichak

Entre os dias 17 e 27 deste mês, a equipe de Acolhimento Institucional de Guamiranga estiveram em capacitação profissional. Com o objetivo de melhorar a assistência no município, o tema trabalhado foi “Acolhimento Institucional e Sistema único de Assistência Social.
Segundo a secretária da pasta, Mayara de Fátima Fila, os conteúdos trabalhados trouxeram reflexões sobre a Política da Assistência Social com foco na Proteção Especial, tais como: Rotinas do Serviço de Acolhimento Institucional; Papel dos profissionais do acolhimento frente à criança recém-acolhida, dentre outros. “Momentos como este são de extrema importância para os profissionais atualizarem seus conhecimentos e oferecer um atendimento cada vez mais efetivo as demandas de um serviço tão complexo, proporcionando assim, às crianças e adolescentes atendidos um ambiente seguro, acolhedor e saudável para seu desenvolvimento”, destaca Mayara.
Outro fator importante destacado pela secretária é o fortalecimento da equipe: “este momento, fora da rotina diária de trabalho, promovem maior integração entre os profissionais, o que também resulta em maior qualidade no desenvolvimento das atividades”, observa.
Segundo Mayara, a Secretaria de Assistência Social busca proporcionar momentos de formação continuada a toda equipe de profissionais, “este movimento contínuo de atualização e aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências profissionais, resultam em melhoria nos serviços oferecidos à população”.
Rosilda Aparecida dos Santos, que compõe a equipe da Assistente Social, ressaltou que o curso oportunizou uma reflexão sobre o fortalecimento do espírito em grupo, e também trouxe a importância do alinhamento na forma de agir para superar as demandas que surgem. “Isso nos ajuda a identificar as fragilidades presentes na equipe, como podemos nos fortalecer, e que nosso trabalho não é isolado. Precisamos trabalhar a articulação entre os serviços. A casa lar não está e não deve exercer o acolhimento sozinho”, disse.
A cuidadora Tainara Ferreira disse que esta foi uma experiência única, tanto para o profissional quanto para o pessoal. “Esclareceu diversos assuntos, como a importância de ter uma boa convivência em equipe e como isso reflete no nosso trabalho. Muito proveitoso o curso”.
“Acredito que vai fortalecer muito nosso trabalho como equipe, foi muito valioso cada momento, cada reflexão e esclarecimento”, complementou a cuidadora Regeane de Barros.
“Foi muito importante para equipe se unir mais, se fortalecer, trabalhar sempre por mesmo objetivo”, observou a cuidadora Eliceia Batista dos Santos.
“Vai servir para nos unir cada vez mais”, finalizou a cuidadora Aline Cristina de Souza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.