Escola de Irati presta homenagem à professora vítima da Covid-19

A educadora foi a 80ª vítima da Covid-19 em Irati

 

Nesta terça-feira (11), a Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso E. I. E. F. realizou uma homenagem à professora Rosana Markowski. A educadora faleceu no último domingo (9), aos 42 anos, vítima da Covid-19. O ato aconteceu em frente à escola, com a presença de professores, funcionários, pais e alunos, com o devido distanciamento social. 

De acordo com Josieli Cavalheiro, diretora da escola, no domingo, Adriele Teixeira, mãe de aluno do 2º ano, enviou mensagem propondo mobilizar os pais para a realização de homenagem à professora, visto a dedicação e receptividade desta para com pais e alunos. A ideia inicial foi aprimorada com o auxílio das professoras e funcionárias da escola, que na manhã de terça–feira, organizaram os cartazes de luto, flores e o ambiente onde foi realizada a homenagem à professora. No decorrer da homenagem foram soltos balões, expostos cartazes de luto e feitas orações em tributo à professora Rosana. Josieli relatou que houve muita emoção em todos os momentos, desde a confecção dos cartazes, pois Rosana era uma pessoa alegre, cativante e querida por todos.

​A diretora também comentou que se surpreendeu com a iniciativa já no domingo, para a organização da homenagem, pois para ela, em virtude do ensino remoto, o contato entre professores e alunos não foi tão grande. “Fiquei emocionada com a mensagem da mãe, pelo reconhecimento ao trabalho da Rosana, sua dedicação e afetividade para com todos”.

Josieli contou que os alunos conheceram Rosana por meio de um Drive-thru, que foi feito no início do ano para apresentar os professores. Por causa da pandemia, pais ou responsáveis por alunos vão a cada 15 dias buscar as atividades na escola. Então a relação entre educadores e turmas é feita por meio de atividades impressas e grupo de WhatsApp onde são enviados vídeos e áudios, bem como realizadas vídeo chamadas. 

A secretária de Educação, Jandira Girardi, esteve presente no tributo e afirmou que a equipe de psicólogos da Secretaria fará o atendimento psicológico tanto da família de Rosana quanto dos professores da escola, nesse momento de perda. “Acho muito importante esse acompanhamento, mostrar que estamos presentes e ajudar principalmente a família. Quando a professora Rosana positivou para Covid-19 nós já estávamos dando apoio à família, e vamos continuar porque agora que eles mais precisam” afirmou Jandira.

Tanto a secretária de Educação quanto a diretora da escola ressaltaram o brilho, a alegria e proatividade da professora Rosana. Durante a homenagem, ambas prestaram solidariedade à família da educadora.

Rosana dava aula no 2ª ano e fazia parte do grupo de professores da Escola João Maria Pedroso desde de 2019. Entretanto, antes de ingressar na instituição, atuou 18 anos em outras salas de aula.