Escola de Irati presta homenagem à professora vítima da Covid-19

 

Nesta terça-feira (11), a Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso E. I. E. F. realizou uma homenagem à professora Rosana Markowski. A educadora faleceu no último domingo (9), aos 42 anos, vítima da Covid-19. O ato aconteceu em frente à escola, com a presença de professores, funcionários, pais e alunos, com o devido distanciamento social. 

De acordo com Josieli Cavalheiro, diretora da escola, no domingo, Adriele Teixeira, mãe de aluno do 2º ano, enviou mensagem propondo mobilizar os pais para a realização de homenagem à professora, visto a dedicação e receptividade desta para com pais e alunos. A ideia inicial foi aprimorada com o auxílio das professoras e funcionárias da escola, que na manhã de terça–feira, organizaram os cartazes de luto, flores e o ambiente onde foi realizada a homenagem à professora. No decorrer da homenagem foram soltos balões, expostos cartazes de luto e feitas orações em tributo à professora Rosana. Josieli relatou que houve muita emoção em todos os momentos, desde a confecção dos cartazes, pois Rosana era uma pessoa alegre, cativante e querida por todos.

​A diretora também comentou que se surpreendeu com a iniciativa já no domingo, para a organização da homenagem, pois para ela, em virtude do ensino remoto, o contato entre professores e alunos não foi tão grande. “Fiquei emocionada com a mensagem da mãe, pelo reconhecimento ao trabalho da Rosana, sua dedicação e afetividade para com todos”.

Josieli contou que os alunos conheceram Rosana por meio de um Drive-thru, que foi feito no início do ano para apresentar os professores. Por causa da pandemia, pais ou responsáveis por alunos vão a cada 15 dias buscar as atividades na escola. Então a relação entre educadores e turmas é feita por meio de atividades impressas e grupo de WhatsApp onde são enviados vídeos e áudios, bem como realizadas vídeo chamadas. 

A secretária de Educação, Jandira Girardi, esteve presente no tributo e afirmou que a equipe de psicólogos da Secretaria fará o atendimento psicológico tanto da família de Rosana quanto dos professores da escola, nesse momento de perda. “Acho muito importante esse acompanhamento, mostrar que estamos presentes e ajudar principalmente a família. Quando a professora Rosana positivou para Covid-19 nós já estávamos dando apoio à família, e vamos continuar porque agora que eles mais precisam” afirmou Jandira.

Tanto a secretária de Educação quanto a diretora da escola ressaltaram o brilho, a alegria e proatividade da professora Rosana. Durante a homenagem, ambas prestaram solidariedade à família da educadora.

Rosana dava aula no 2ª ano e fazia parte do grupo de professores da Escola João Maria Pedroso desde de 2019. Entretanto, antes de ingressar na instituição, atuou 18 anos em outras salas de aula.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.