Falta d’água nos fins de semana incomoda moradores de Irati

A Sanepar, empresa responsável por este serviço, prestou os devidos esclarecimentos. Confira:

Esther Kremer

A cidade de Irati tem enfrentado um problema contínuo e que está deixando a população frustrada: a falta de água. As reclamações são de que frequentemente há interrupção no abastecimento de água, especialmente nos fins de semana, e da baixa pressão nas torneiras em determinados dias da semana. A Sanepar, empresa responsável por este serviço, prestou os devidos esclarecimentos.

Foto: Reprodução/Internet

A responsabilidade pelo fornecimento de água e pelo tratamento da mesma na cidade é da empresa Sanepar. No entanto, a população afirma que tem sido afetada pela falta de água, principalmente, aos sábados e domingos, além de que alguns bairros enfrentam problemas com a fraca corrente de água em outros dias da semana.


Em resposta às crescentes reclamações, a Prefeitura de Irati se manifestou e, em nota, disse que “A Prefeitura Municipal de Irati esclarece que o serviço de abastecimento de água no município, bem como tubulações e tratamento, é de responsabilidade da Sanepar. A respeito da falta de abastecimento em bairros da cidade a Prefeitura já solicitou esclarecimentos a empresa e segue tomando medidas cabíveis”.
Água tratada é um direito de todos os cidadãos e, por isso, a equipe da Folha de Irati foi às ruas e realizou uma enquete no Instagram para saber a opinião pública sobre o assunto e alguns moradores relataram que “no bairro Rio Bonito é uma semana sim e outra não com falta de água”; “todo sábado no bairro Tucholka fica sem água”; “há pouca pressão de água no bairro Canisianas”.
A Sanepar foi procurada para devidos esclarecimento e disse que “O sistema de abastecimento de Irati está operando em condições normais. Eventualmente, há intercorrências no sistema que podem causar impacto no abastecimento, como manutenções emergenciais ou programadas, obras de melhoria e ampliação, intempéries ou falta de energia, por exemplo”.
Ainda, a empresa relatou sobre problemas ocorridos no mês de fevereiro com o rio que abastece o município. “Em meados de fevereiro, o rompimento da adutora de água in natura do Rio Imbituvão, causou impacto no abastecimento em parte da cidade. O poço que abastece o Centro e alguns bairros também passou por manutenção recente”, explicam.
Segundo o que foi divulgado pela empresa na época, os bairros que sofreram com o rompimento da adutora foram o Nhapindazal, Fragatas, Tucholka, Alto da Glória I e II, Choma I e II, Ouro Verde, Pabis, Village Solaris, Jardim Califórnia, São Francisco, Alto do São Francisco, parte alta do Centro, Loteamento Pechibilski, Detran, Vila Flor, Vila Matilde, Cartoom I e II, Vila São João, Joaquim Zarpelon, Santa Mônica, Riozinho, Conjunto Molinari, Engenheiro Gutierrez, Vila Raquel, Distrito Industrial, Pró-Morar I e II, Novo Irati, Jardim Aeroporto, Jardim Virgínea, Fósforo, Pinheiros, João Paulo II, Orquídeas, Cruzeiro do Sul, Conjunto São Miguel, Fernando Gomes, Lagoa, Stroparo, Jardim Kennedy, Vila Setnarski, Rio Bonito, Alto do Rio Bonito, Van Der Neut, Camacuã, Planalto, Marcelo, Gonçalves Júnior, Barra Mansa, Santo Antônio, Nossa Senhora da Luz e DER.
Porém, com o conserto, a situação deveria ter sido resolvida, por conta disso a empresa divulgou na quarta-feira (21) que houve serviços de manutenção corretiva em instalações do poço de abastecimento da cidade e, por isso, teve oscilação de pressão na rede ou falta de água temporária em parte do Centro, Vila Nova, Canisianas, Pinho de Baixo, Pedreira, Dallegrave e Colina Nossa Senhora das Graças.
A Sanepar orienta para que em caso de falta d´água se faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios. Segundo a empresa, as casas que ficam sem o recurso é devido a não ter uma caixa-d’água, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e a recomendação é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. “Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo”.
RESERVATÓRIOS NA CIDADE
Atualmente, a Sanepar conta com nove reservatórios de água na área urbana e mais três na área rural, sendo eles: no Centro (19 de Dezembro); Poço (Res. Rio das Antas); dois reservatórios na Estação de Tratamento de Água; no Jardim Califórnia; no Jardim Aeroporto; no Alto da Lagoa, no Dallegrave e na BR 153 (Próx. ao Gutierrez); um no Pinho de Baixo e dois em Gonçalves Junior.
Ainda, a empresa conta com uma captação superficial de água no Rio Imbituvão, que atende a maior parte da cidade e o poço que abastece o Centro e alguns bairros.

A empresa colocou seus canais de atendimento a disposição da população em caso de falta d1água. “A Sanepar destaca que casos pontuais de falta d’água devem sempre ser informados diretamente à Companhia, para que seja feito o atendimento personalizado no endereço. O cliente pode solicitar serviços pelo telefone 0800 200 0115, pelo whatsapp 41 99544-0115, pelo e-mail [email protected], pelo site www.sanepar.com.br (na parte de clientes), ou diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar, que em Irati fica na rua Quinze de Julho, 895”, explica.

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