Fase II do PlanificaSUS é lançada na região e projeto será expandido para todo o Paraná

4ª Regional de Saúde dará início aos trabalhos que será voltado para os profissionais

Jaqueline Lopes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou a segunda fase do PlanificaSUS nesta quinta-feira (23), em Irati. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. Após dois anos, o PlanificaSUS foi expandido para as 22 Regionais.

O evento tinha confirmação do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, porém não pôde comparecer. Quem o representou foi a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e coordenadora do projeto no Paraná, Maria Goretti David Lopes. Ela explicou que a segunda fase ainda será desenvolvida, mas servirá para fortalecer vínculos com os profissionais da atenção primária como os trabalhadores da rede ambulatorial, principalmente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis/Amcespar). “É importante fortalecer esse vínculo, essas relações, para que a gente promova mais saúde, mais qualidade, com mais efetividade, para melhorar a saúde das pessoas”, disse Maria Goretti.

O PlanificaSus é um processo de reorganização do trabalho dos profissionais de saúde, para que possam promover mais saúde para aqueles que precisam dos serviços. O projeto é de consolidação da Rede de Atenção à Saúde, por meio da implantação da metodologia de Planificação e faz parte de uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. O Paraná foi o único que optou pela saúde do idoso.

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, comentou sobre os bons resultados do projeto.  “Vejo que o governo está vendo a nossa região com prioridade, principalmente na saúde. E o PlanificaSUS sendo vitrine para todo o estado, destaque no Brasil inteiro, é muito gratificante. Isso demonstra o envolvimento das gestões”.  Inácio Martins apresentou número elevados com melhor desempenho no PlanificaSUS na fase I.

Cleonice Schuck, presidente do CIS/Amcespar e prefeita de Fernandes Pinheiro, destaca o PlanificaSUS  e a importância deste modelo para a região. “Para nós, é um orgulho ter sido pioneiros nesse projeto que será estendido para todo o estado. Foi de muito sucesso. Houve uma organização da Atenção Primaria, uma conexão da especializada. Nós acreditamos na efetividade desse programa a nível estadual. Tornando-se, assim, um sistema único de atendimento para toda a população”.

O evento aconteceu no Clube Polonês, em Irati, e contou com a presença do prefeito do município, Jorge Derbli, que enfatizou o trabalho desenvolvido e a modernização do sistema. “O Planifica I, feito na 4ª Regional, teve um alcance fenomenal, o melhor do Brasil, e se tornou referência para que seja exemplo no Paraná. Agora, será dado continuidade a esse grande programa do Governo na questão de saúde, que organiza, estratifica e traz informações e ferramentas importantes para a gestão da saúde no estado do Paraná”.

Walter Trevisan, chefe da 4ª Regional de Saúde, destacou este momento como um “motivo de muito a alegria e felicidade. Estamos colhendo os frutos. A região ganha com isso, a visibilidade política que veio através disso. É um momento histórico para os profissionais de saúde, mais uma vez, Irati sendo sede em um evento junto da Regional de Saúde. A palavra hoje é gratidão”.

REDE DE ATENÇÃO

O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). Desde sua implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos. “Desde o primeiro contato que fizemos com o Paraná, foi notável o interesse por parte da Secretaria de Estado em se comprometer e garantir que esse projeto fizesse diferença na Região”, afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Marcio Paresque.

PROJETO EM TEIXEIRA SOARES

Américo Antonio/SESA

Teixeira Soares foi a cidade pioneira neste trabalho, que começou em 2019. E também teve resultados elevados na primeira fase. Agora, dará continuidade com os serviços como exemplo a ser seguido dentro do PlanificaSUS. Foi com grande excelência que desenvolveu o projeto que consegue identificar os grupos de risco para que sejam tratados naquilo que precisam.

 “Aceitamos o desafio e Teixeira Soares passou ser uma vitrine para o estado com esse sucesso que foi o PlanificaSus. E agora pode ser expandido para todo o estado. Para nós, é uma satisfação representar o município neste momento. A Maria Goretti acreditou em Teixeira, o governador do estado também, e colhemos bons frutos. A nossa saúde é referência regional, e queremos que outros municípios paranaenses possam viver essa experiência maravilhosa que é o PlanificaSUS”, comenta o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.

A primeira fase teve êxito e contou com o apoio de todos os prefeitos envolvidos, dos secretários municipais e dos trabalhadores. “É o engajamento de todos para melhorar a saúde da população”, observa Maria Goretti. Entre 2019/2020 várias ações foram implementadas com o objetivo de integrar o trabalho das áreas e profissionais que atuam no cuidado do idoso, entre elas, a capacitação de cerca de 900 trabalhadores que fazem o acolhimento e atendimento ao idoso.