Fernandespinheirense está entre os 1000 selecionados no Ganhando o Mundo 2023

Karina Ludvichak e Secretaria da Educação do Paraná

Este ano, o Governo do Paraná lançou a 3ª edição do programa Ganhando o Mundo para países com língua inglesa, que alcançou mais de 12 mil inscrições em todo território paranaense. Entre os 1000 participantes selecionados pelo programa está João Pedro Viegandt, aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual do Campo de Angaí, em Fernandes Pinheiro.

O adolescente de 15 anos foi o único do município a ser aprovado dentro dos critérios de avaliação estabelecidos pelo governo estadual.

Elizete Oleinik Viegandt, mãe do estudante, fala da alegria da família pela conquista de João que, segundo ela, sempre foi muito dedicado na escola, por isso, cumprir com todos os critérios exigidos no edital de seleção não foi difícil para ele, já que o mesmo sempre teve boas notas e sempre participou com assiduidade nas aulas. “Nós nos sentimos muito orgulhosos com essa conquista dele”, e completa: “Ele está muito ansioso para ir”. 

De acordo com o Governo Estadual, o objetivo do programa é oportunizar a ampliação do repertório cultural e científico dos estudantes, permitindo que eles conheçam outras realidades em outros países, além de incentivar a autonomia dos adolescentes e aperfeiçoar o uso da língua inglesa através da ampliação do vocabulário.

A mãe de João conta que ele nunca viajou para outro país e seu conhecimento sobre a língua inglesa é básico, por isso, esta é uma oportunidade única para o jovem estudante. Ela explica, também, que graças ao Ganhando o Mundo o filho terá a oportunidade de conhecer outro país, pois se não fosse o programa ele não teria condições de fazer um intercâmbio. “Nós estamos felizes com essa conquista, mas eu estou com o coração apertado, e feliz. Ao mesmo tempo estou preocupada, pois ele nunca foi viajar sozinho”, desabafa a mãe.

Após ser aprovado, agora, João aguarda para saber qual país vai viajar no início do próximo ano. O adolescente conta que está ansioso pela viagem e muito feliz pela oportunidade que está tendo. Ele também incentiva aqueles que têm o sonho de conhecer outro país e finaliza: “Com esforço e dedicação você consegue tudo o que deseja”.

SOBRE O PROGRAMA

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Na foto, João, o pai João Antônio Viegandt, a mãe Elizete Viegandt e os irmãos Natália e Leonardo – Foto: Reprodução WhatsApp

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.