Festa do Feijão Preto atrai milhares de pessoas nos quatro dias em Prudentópolis

Foto: Assessoria/Milhares de pessoas participaram da IX Festa do Feijão em Prudentópolis A tradicional Festa Nacional do Feijão Preto (FENAFEP)

Foto: Assessoria/Milhares de pessoas participaram da IX Festa do Feijão em Prudentópolis

A tradicional Festa Nacional do Feijão Preto (FENAFEP) em Prudentópolis aconteceu no último final de semana. A festa que começou na quinta-feira (09), contou com várias atrações nos quatro dias. Cerca de 50 mil pessoas visitaram o evento – número a ser confirmado pelo Polícia Rodoviária Federal – que comemorou os 112 do município. Lideranças políticas e candidatos ao governo e ao senado do estado do Paraná também prestigiaram a festa.

Exposições de vários locais estiveram presentes na festa, e as apresentações artísticas e palestras também tiveram destaque na FENAFEP, que teve show de Sinome e Simaria, do grupo Raça Negra, que encerrou a festa na noite de domingo, também teve a animação dos Grupos Marcação, Tchê Garotos e Talagaço. Além da tradicional feijoada, produzida em uma panela de 12 toneladas.

Para o prefeito Adelmo Klososwki, a festa foi dentro das expectativas da administração. A festa estava muito boa. Apesar do frio que tem castigado todo mundo, mas o calor humano é mais forte. Ela está dentro das expectativas, tivemos a feijoada gigante, a maior do mundo, com várias autoridades presentes, como restaurante cheio. Isso prova que a nossa FENAFEP é uma das maiores festas da região. Muitos turistas, não só do Paraná, como de outros lugares do país visitando, e isso é muito bom, porque leva o nome do município, que é rico cultura, religiosidade, turismo religioso e natureza, e isso desenvolve, comenta Adelmo.

O candidato ao governo do estado, Ratinho Junior, esteve no sábado para prestigiar a tradicional feijoada. É uma alegria estar aqui na FENAFEP, prestigiando, vendo a organização, com uma nova obra que é a marginal até o centro de eventos, que enriquece a festa, dá mais segurança para quem visita a festa que já está no calendário cultural da festivo do nosso estado, até porque é uma festa familiar, que valoriza a produção rural do feijão preto, disse Ratinho.

Juntamente com o candidato ao governo estava se vice, Darci Piana, que comentou sobre a festa. Eu frequento essa cidade há muito tempo. Faz parte da vida da gente, e eu como representante do comércio, do turismo do estado do Paraná tenho obrigação moral de estar aqui presente no momento em uma festa de aniversário, e movimentar a questão turística dessa cidade e dessa região. Afinal de contas agora em uma campanha política redobra nossa obrigação, comenta.

Também no sábado, prestigiando a feijoada, o candidato ao senado do Paraná Beto Richa visitou a festa. A exemplo de como fizemos nos últimos anos estamos prestigiando a Festa do Feijão, a grandiosa festa aqui de Prudentópolis, com a presença do prefeito Adelmo, das lideranças. Prestigiar essa grandiosa festa que está no calendário, e já é tradicional do estado do Paraná. E com alegria que venho aqui, e temos uma grande parceria com esse município da época que era governador, importantes investimentos e grandes obras foram conquistadas aqui, relata Richa.

No domingo, quem visitou a festa foi a atual governadora e candidata ao governo Cida Borghetti. A produção de feijão preto aqui em Prudentópolis abastece a região do Paraná e o Brasil. Uma grande oportunidade para mostrar a riqueza da cidade e fomentar a economia local. A festa valoriza os agricultores e a produção paranaense, chamando a atenção para a região, fortalecendo o turismo, destaca Cida.

Quem foi a festa pode ver o novo acesso ao Centro de Evento, com o asfalto da marginal.  Esse ano nós temos a novidade da marginal, é um pleito antigo, e que graças a bastante esforço político nós conseguimos a marginal asfaltada até o Centro de Eventos, explica o prefeito Adelmo.