Finalizada obra de reforma da Unidade de Estratégia e Saúde da Família de Palmar em Imbituva

Kauana Neitzel

A prefeitura de Imbituva entregou na última sexta-feira (29), a obra de reforma e ampliação da unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) de localidade de Palmar. De acordo com o prefeito, Celso Kubaski, a obra era necessária para atender melhor a população.

Segundo a Secretaria de Saúde, a equipe da ESF se encontra preparada para prestar o atendimento em um local de qualidade.  A solicitação da obra ocorreu através do vereador Pastor Edison que teve uma emenda positiva destinada especificamente para a reforma. “Recurso que fizemos questão de atender pela necessidade da obra e por tudo aquilo que representa para a população do interior”, disse o prefeito.

 “Entregamos a unidade ampliada e reformada para que a comunidade tenha um local adequado para ser atendida da melhor maneira possível. Nossos profissionais são capacitados para atender a população de uma maneira muito boa”, conta Celso. 

 A secretária de Saúde, Gessana de Antoni Bueno Ribeiro, disse que não foi fácil e nem rápido a reinauguração. “Lutamos, batalhamos e corremos atrás para que esta obra fosse concluída. Estamos felizes por termos a equipe em uma estrutura adequada para prestar atendimento. Foi o melhor que conseguimos fazer, ficou muito bonita, bem equipada”, destaca.

O vereador Pastou Edison explica que a ESF atende, ao total, 11 comunidades, “acredito que todos estão felizes, ficou um lugar mais digno, bonito, ficamos felizes pela comunidade, por estarmos conseguindo realizar este trabalho. Era uma reforma necessária, só destinamos a emenda e quem continuou foi o executivo e a Secretaria de Saúde. Trabalhamos duro para isso acontecer”.

Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família) composta por: médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

“Quem ganha é a comunidade que tem um local adequado para que possa em um momento mais difícil de saúde ser atendido da melhor maneira possível”, finaliza o prefeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.