Guamiranga busca fomentar turismo e geração de empregos no município

Prefeito Marcelo Leite participou de Encontro dos Prefeitos da Amcespar para debater sobre o assunto

Karina Ludvichak

Os prefeitos da região da Amcespar estiveram reunidos, na quarta-feira (10), no Monumento Estadual Salto São João, em Prudentópolis, para debater sobre o desenvolvimento do turismo e geração de empregos nos municípios da Amcespar. Objetivo é atingir metas com base em soluções sustentáveis e efetivas.


Estiveram presentes os prefeitos: Marcelo Leite, de Guamiranga; Celso Kubaski, de Imbituva; Osnei Stadler, de Prudentópolis; Jorge Derbli, de Irati e Leandro Jasinski, de Rio Azul, além dos assessores e alguns secretários. Também marcaram presença no encontro membros da Invest/PR.


De acordo com Denilson Nascimento dos Santos, assessor Jurídico do prefeito Marcelo Leite, o intuito da parceria com o Invest/PR é atrair novas empresas para a região, com a finalidade de gerar novos postos de trabalho. “Essa parceria é muito importante, pois vai ajudar os pequenos municípios a se destacarem tanto no turismo, quanto na geração de novos empregos com vinda de pequenas ou médias empresas”, esclarece.


Denilson conta que a Investe/PR é formada por um grupo que analisa qual o potencial econômico de cada município, que estão em constante contato com as empresas. A partir dessa análise, são indicados às empresas os municípios que mais se encaixam no negócio que as mesmas pretendem investir.


O assessor Jurídico esclarece, ainda, que o ideal para os pequenos municípios são empresas de pequeno e médio porte, que geram uma média de 40 vagas, pois os pequenos municípios não têm mão de obra qualificada para atender as demandas das grandes empresas.


Já em relação ao turismo, Denilson explica que “Prudentópolis e Guamiranga, principalmente, são regiões que possuem grande potencial para o turismo na parte hídrica, nas cachoeiras. Inclusive, Prudentópolis é conhecida com a terra das cachoeiras gigantes! Guamiranga também tem dezenas de cachoeiras médias e tem o Salto do Barão do Rio Branco, que é uma cachoeira grande e faz divisa com Prudentópolis”.


Na localidade citada por Santos, Salto do Barão do Rio Branco, a ideia é construir um mirante em parceria com a Prefeitura de Prudentópolis, já que a cachoeira está situada entre a divisa dos municípios. “O turismo também acaba gerando empregos”, enfatiza Denilson.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.