Guamiranga promove II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Karina Ludvichak e Sthefany Brandalise

Em uma ação conjunta das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, no dia 12 de julho, foi realizada a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guamiranga, no auditório do Centro de Treinamento de Agricultores (CTA).

A abertura do evento contou com uma apresentação da Fanfarra Municipal de Guamiranga (FAMUG) que tocou o Hino Nacional Brasileiro. Ao todo, 82 pessoas participaram do evento.

A II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi convocada pelas Secretarias junto ao prefeito Marcelo Leite e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guamiranga, e teve como tema central “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

Segundo a secretária de Agricultura, Cristiane Tabarro, o município, com passos sustentáveis tem avançado na questão da segurança alimentar. A lei 982/2022 institui a política de SAN e criou-se o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) regulamentado através do decreto 14/2023 e também se atualizou o conselho de SAN através do decreto 15/2023. Criou-se então a Câmara Intersetorial de SAN (CAISAN) através do Decreto 22/2023.
 “A Segurança Alimentar e Nutricional é a concretização do direito de todos ao acesso regular e permanente à alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso à outras necessidades especiais, tendo como base, práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e por toda sociedade, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações”, explicou Cristiane.
Outro momento marcante da Conferência foi o cumprimento de um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do técnico do IDR-PR, Orestes Ramón Paladino, por toda representatividade no município de Guamiranga e sua contribuição ao desenvolvimento rural.
A palestra principal foi ministrada por José Carlos do Amaral Junior, do IDR Paraná com o tema central da Conferência, que frisou alguns pontos que devem considerados nos projetos e políticas públicas de combate à insegurança alimentar.
Após a palestra e uma breve fala das autoridades presentes, os participantes se organizaram para os debates em três eixos temáticos e as propostas trabalhadas em cada eixo foram explanadas, votadas e aprovadas para encaminhamento às etapas seguintes do processo de homologação. Foram eleitos delegados que irão representar Guamiranga na Conferência Regional, que são eles: representantes da sociedade civil, tendo como titulares: Franciele de Matos Siqueira, Maria de Lurdes Rodrigues, Bernadete Mikos Moleta, Andreia Batista e como suplentes: Luciane Lemos e Eunice Wojtiuk; como representantes governamentais: Cristiane Tabarro Borgo e Mayara de Fátima Fila e como suplente: Márcia Pontarolo.

A conferência ainda contou com a presença do médico veterinário e responsável técnico pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, Guilherme Sérgio Gonçalves; com a responsável pela merenda do Colégio Francisco Ramos, Ivonete Moloto, assim como, Eunice Possebom e Débora Gumiero, equipe técnica do Colégio; com as empresas Jumper Cursos e Solaris (Energia solar); com a equipe do Paraná Mais Orgânico, Edemarilson Rodrigues Pinto e Cristine Makowski.
A decoração do espaço onde aconteceu a reunião foi criada e executada pela equipe das Secretarias de Assistência Social e de Agricultura, utilizando produtos do município, doados pelos produtores da Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga (AAFAG). O lanche da partilha contou com alimentos preparados de forma artesanal, cujo objetivo era a “comida de verdade”. A lista de receitas será compilada e compartilhada em breve juntamente com a sistematização da Conferência.

A secretária de Agricultura, avaliou o evento como “precioso” e que os objetivos previstos foram alcançados, principalmente no que se diz respeito à participação dos representantes tanto do governo quanto da sociedade civil. ‘Fizemos nossa ‘lição de casa”. Completou dizendo que “esta manifestação de hoje nos torna mais confiantes para a continuidade do nosso trabalho, pois as Conferências são espaços efetivos de participação, controle social, de conquista de direitos, assim como, um reavivamento também dos nossos deveres enquanto cidadãos”, disse.
A representante do IDR/PR, Rita Kusma, apreciou o encontro e aprovou a dinâmica das apresentações de forma a estimular a participação.
O próximo passo será a participação na Conferência Regional de Segurança Alimentar que acontecerá no dia 24 de agosto em Irati.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Marcelo Leite; pelo presidente do COMSEA, Leandro Gonçalves Ferreira; pela presidente da Associação de Agricultores Familiares de Guamiranga (AAFAG) e presidente do CMDRS, Joceli Borgo Rechi Neves; pela Adriana Baumel, do Núcleo Regional de Irati da SEAB; pela Extensionista do IDRPR Rita Kusma; pela secretária de Assistência Social de Guamiranga, Mayara de Fátima Fila e João Francisco Slusarz, representando Valmor Bordin, da Superintendência da CONAB-PR.

Também participaram: o secretário de Agricultura de Imbituva, Geraldo Rocha e sua equipe: Sargento Jennifer Botelho do 3ºRCC de Ponta Grossa; Elizabete Rodrigues, gerente Regional da ADAPAR; Valdir Storer, presidente do Sindicato Rural de Ivaí; os representantes do Núcleo Regional de Educação: Gisele Medeiros de Lima e Danuta das Graças Less, a secretária de Educação de Guamiranga Márcia Pontarolo, Leandro Sperotto, extensionista do escritório local do IDR/PR de Guamiranga e representantes Agência Cresol de Guamiranga.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.