Guamiranga realiza atividades práticas sobre saúde mental

Karina Ludvichak

Desde o início do deste mês, a Rede de Proteção Social (RPS) de Guamiranga, em parceria com a Secretaria de Saúde, vem realizando, semanalmente, atividades abertas a população através da campanha “Decida pela Vida”, em menção ao “Setembro Amarelo”. Nos dias 13 e 14, a rede promoveu Práticas Integrativas e Complementares (PICS), e cerca de 60 pessoas participaram.
O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, e, segundo a psicóloga Mariana Almeida, que está auxiliando como membro da RPS, as PICS realizadas através da campanha, precisaram ser aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, e tem como ênfase a escuta acolhedora.
“As práticas são institucionalizadas por meio da Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, e existem várias que podem ser implementadas, mas as que nós realizamos nos dias 13 e 14 foi a Aurícula Terapia e a Constelação Familiar. Elas foram feitas de forma individual e também em grupos”, esclarece a psicóloga.
Mariana complementa, ainda, que essas práticas podem estar presentes em todos os pontos de Rede de Atenção à Saúde, em especial na Atenção Primária, pois se classifica como um serviço essencial de saúde. Segundo ela, a preocupação com a saúde/doença é algo que envolve uma proporção global do cuidado humano, “em especial o autocuidado, pois as condições são analisadas no individuo como um todo, levando em consideração seus aspectos físicos, psíquicos, emonais e sociais”, conclui.
No dia 16, aconteceu mais uma ação realizada pela campanha. Foi organizada uma palestra para a população a fim de informar e descontrair os participantes. O palestrante Agostinho Basso, trouxe o tema “Uma via que vale à pena – reflexões pós covid”.
O palestrante abordou temas como ansiedade, depressão e as formas como lidar com isso, além de falar também sobre os impactos causados na saúde mental no pós pandemia. Após a palestra, o público participou de uma série de atividades de dança dirigidas por um educador físico, e, ao final, tiveram o momento do café.
A psicóloga Mariana diz que a ideia foi trazer um pouco de humor ao abordar o tema, e criar um momento de conhecimento, reflexão e alegria. “O objetivo da palestra foi trazer a informação de uma maneira descontraída, principalmente porque tivemos a participação de alunos dos colégios estaduais”, disse.
As próximas atividades da campanha serão o concurso de cartazes com alunos dos colégios estaduais, gincana no colégio estadual Professor Emílio Antoneli, e no dia 28, o evento de fechamento, que contará com atividades e oficinas com visitação de alunos e de toda a população. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas passem pelo evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.