Guamiranga realiza Audiência Pública para receber Patrulha Rural

Karina Ludvichak

Na última quinta-feira (23) foi realizada uma Audiência Pública no Centro de Treinamento dos Agricultores (CTA) de Guamiranga para debater a respeito da vinda da Patrulha Rural para o município. O projeto é elaborado pelo Conder, em parceria com a Amcespar e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comenta que o programa deve atender 20 km de estradas rurais, que irão beneficiar os seguintes trechos: Estrada do Cerrinho e Pico do Amor, ambos da comunidade de Água Branca, com alcance de 7km as duas; estrada principal que dá acesso a comunidade de Rio Bonito, na saída da BR-373, contemplado com 5km; estrada principal de Queimadas, com 5km e um trecho na comunidade de Barreiro, com 3km.

A Patrulha Rural funciona desde 2017, através do Programa de Adequações das Estradas Rurais, junto à Seab, gente fiscalizador do programa.

Diorgenes Ditrich, coordenador técnico da Patrulha Rural da Amcespa/Conder, comenta que para implantar o programa é necessário atender os elementos técnicos, ou seja, a elaboração do projeto, onde consta levantamentos in loco dos trechos definidos junto ao Conselho Municipal e validado em audiências Públicas. “O programa inclui todos os municípios da Amcespar, porém, a participação de todos tem um critério opcional de cada prefeito, atualmente, participam oito municípios da região e devido a sua repercussão sobre os trabalhos diferenciados, São Mateus, está incluso no programa”, explica o coordenador.

O projeto é feito com a equipe do Conder, funcionários colaboradores da Amcespar e prevê o levantamento a cada 200 metros, identificando a situação da estrada e as suas necessidades de intervenção técnica, assim como alargamento da via, corte, aterro, adultamento, remoção do material vegetal (retirada das árvores nativas e exóticas, se for necessário, e com aprovação junto ao IAT). “Atribuído ao projeto consta: saída de águas, caixas de drenagem, bigodes, implantação de bueiros, elevação da via, se necessário. Assim com patrolamento e cascalhamento”, finaliza Diorgenes.

Segundo o coordenador técnico, o programa envolve 10 equipamentos, sendo: quatro caminhões (entre eles um caminhão comboio do Diesel); uma escavadeira hidráulica; duas retroescavadeira; uma motoniveladora (patrola); um rolo compactador e uma esteira. A Patrulha conta com o aporte do município e complementa os trabalhos. Ao todo, o projeto possui dez operadores “com vasta experiência”, destaca Ditrich.

Os municípios participantes são contemplados através de sorteios, onde a Patrulha permanece por um período de três meses corridos em cada um dos sorteados. “Estamos na quarta rodada, atualmente a Patrulha está em Inácio Martins, mas logo chega em Guamiranga, para fazer um grande trabalho como sempre”, disse o coordenador técnico. “Devemos salientar que o bom trabalho atribuído a Patrulha Rural (Conder Amcespar), considerada em evidência como uma das melhores do Paraná, se deve ao resultado dos esforços de todos os envolvidos, que já são reconhecidos pela comunidade”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.