Hospital de Rio Azul recebe tomógrafo após três anos de espera

Pedido foi feito pelo vereador Sergio Mazur, vice-prefeito Jair Boni e o médico Dr. José Carlos Czpak ao secretário Sandro Alex

Assessoria da Câmara de Vereadores de Rio Azul

Após três anos, o município de Rio Azul concretiza um sonho aguardado pela população: a instalação de um tomógrafo no Hospital de Caridade São Francisco de Assis. O equipamento, avaliado em R$ 1,045 milhão tem como objetivo melhorar o atendimento de exames na região.


O processo para a aquisição do tomógrafo teve início com um pedido conjunto do vereador Sergio Mazur com o então vereador e hoje vice-prefeito, Jair Boni, e também do médico Dr. José Carlos Czpak que mostraram a ideia ao deputado federal, hoje secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que viabilizou o recurso necessário através de emenda parlamentar individual ao orçamento geral da União.


Desde então, o maior desafio enfrentado foi a recusa do Ministério da Saúde em aceitar o financiamento, alegando inviabilidades técnicas em razão do pequeno porte do município. Contudo, a persistência dos esforços dos vereadores junto ao deputado Sandro Alex e a participação deste junto à Secretaria Estadual da Saúde (SESA), que atuou contornando as barreiras burocráticas, resultaram na liberação do Ministério para que o tomógrafo fosse finalmente adquirido.


O vereador Sérgio Mazur destaca a importância do tomógrafo para a população local, que a partir de agora não precisará mais se deslocar para outros centros para a realização de exames médicos. “Este equipamento não só representa um avanço significativo na nossa infraestrutura de saúde, mas também proporciona maior comodidade e agilidade no atendimento e para o diagnóstico dos nossos cidadãos”, diz.


Segundo informado, a demora na instalação do equipamento aconteceu pela necessidade de conclusão da reforma do Pronto Socorro, bem como, os ajustes necessários para a adaptação da sala destinada ao tomógrafo. Agora, com as obras de infraestrutura do prédio do hospital finalizadas, a inauguração oficial do Centro de Tomografia será programada para acontecer em breve.


O marco inicial que resultou na conquista foi a intermediação do Governo do Estado para a liberação do recurso no ano de 2020, com a participação efetiva do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O secretário, naquela oportunidade, destacou a importância da regionalização da saúde, garantindo que as pessoas possam acessar serviços de qualidade próximo às suas residências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.