Hospital Erasto Gaertner de Irati retoma atendimento de novos casos oncológicos

Kauana Neitzel

O Hospital Erasto Gaertner de Irati voltará a realizar as consultas de novos casos oncológicos e acompanhamento de pacientes, a informação foi divulgada na quarta-feira (18). Ao todo, será possível realizar o atendimento de 100 pacientes por mês com o recurso destinado.


A doutora e chefe da 4ª Regional de Saúde, Larissa Mazepa, conta que na quarta-feira (18) saíram os códigos de agendamento para o Erasto Gaertner de Irati, iniciando, assim, uma nova etapa de atendimento aos pacientes oncológicos. “Gostaria de agradecer imensamente a todos os secretários de Saúde e aos prefeitos da nossa região que por várias vezes foram até Curitiba para discutir o assunto com os deputados e com a Secretaria de Saúde do Estado. Um agradecimento especial ao deputado Hussen Bakri, que esteve em uma reunião da Amcespar e que ligou diretamente para o secretário Beto Preto solicitando agilidade no processo, além dos deputados Alexandre Cury, Artagão e o Sandro Alex”, agradece Larissa.


Com as novas vagas de consultas será possível diminuir o tempo de tratamento pelo conforto da proximidade, além da facilidade de encontrar vagas que antes eram competidas com todo o Paraná. O objetivo do governo Ratinho Junior é interiorizar a saúde e esta é uma medida que auxilia no processo.


A doutora Larissa explica, também, que aquelas pessoas que já fazem tratamento oncológico fora de Irati terão que passar por avaliação e aprovação da SESA para continuar o acompanhamento na cidade, será avaliado caso a caso.


A prefeita e presidente do CIS/Amcespar, Cleonice Schuck, comenta que este é um recurso garantido, não tem tempo determinado de atuação e o objetivo é que cresça, e possa ser ampliado o número de consultas. “Com muita persistência e união dos prefeitos, dos secretários de Saúde com a 4ª Regional, saímos assim, vitoriosos desta causa séria em prol da população que mais precisa, a população de pacientes com câncer”, disse.

A princípio, nesse mês de outubro, serão 50 vagas e, a partir de novembro, terá 100 vagas fixas por mês. Larissa conta que a demanda da região infelizmente é grande, havia 41 pacientes em lista de espera para consulta e nesta quinta-feira (19), houve a confirmação que as 50 vagas do mês de outubro já estão esgotadas.

“Saímos vitoriosos desta causa em prol da população que mais precisa”

Cleonice Schuck


O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse em entrevista para a Folha que esta abertura para o atendimento no Erasto de Irati representa um importante avanço da regionalização da Saúde. “Determinada pelo governador Ratinho Junior, que tem sensibilidade e vontade de atender as pessoas. Serão pacientes que terão tratamento oncológico perto de casa, consultas, exames, acompanhamento e quimioterapia, evitando, assim, deslocamentos para outros centros e ficando mais próximo da família. É o respeito da Saúde do Paraná com a região. E já estamos preparando ampliação deste serviço pela Secretaria de Estado da Saúde”.


O prefeito e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, ressalta que é uma grande conquista através da SESA, de mais um recurso para custear o tratamento de pacientes com câncer em Irati. “Foram várias reuniões, com prefeitos, deputados estaduais e federais, pessoas da comunidade, muitos batalharam por esse momento, para atender esse anseio da população.Temos a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner e os nossos pacientes estavam sendo encaminhados para Curitiba, até para outros hospitais. Graças ao trabalho do secretário Beto Preto, do governador Ratinho Junior, temos mais esse recurso para os atendimentos serem realizados aqui, sem necessidade de deslocamento, somente nos casos que precisem de tratamento mais avançado”, conta.


O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri , comemora a conquista junto com a população. “Foram forças conjuntas entre Governo, Secretaria Estadual de Saúde e todos os prefeitos da região para o bom andamento da saúde, sendo 100 consultas mensais. O recurso que está sendo destinado mês a mês para o hospital vai atender a população que precisa do atendimento próximo, não precisando mais se deslocar por grandes distâncias, o que gera grande cansaço e maior demora no tratamento e recuperação”, disse Bakri.


O deputado federal Sandro Alex comenta que este é um momento muito especial, um dia de vitória. “Vitória na luta contra o câncer. O governador Ratinho Junior anuncia as consultas sendo feitas no Erasto Gaertner de Irati, isso significa centenas de pessoas sendo atendidas pertinho de casa, com quimioterapia, psicologia, nutrição, com fisioterapia e com assistência social. Nós vamos continuar, junto com o Erasto, como fizemos. Destinei R$ 2,5 milhões para os equipamentos que vão, também, salvar vidas”.

Legenda: O Hospital Erasto Gaertner de irati voltará a realizar as consultas de novos casos oncológicos – Foto: Marcelo Andrade/Assessoria de Imprensa


Entramos em contato com a assessoria do Hospital o qual relatou que “o Centro de Saúde Erasto Gaertner de Irati (PR) vem, por meio de nota oficial, informar que está atuando junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para garantir o atendimento de novos casos oncológicos no município, sem necessidade de encaminhamento à capital, Curitiba (PR). Reforça que, desde a inauguração da unidade, em 2017, trabalha com foco no paciente e na qualidade do atendimento, de forma a garantir saúde e humanização no cuidado”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.