IFPR – Campus Irati inaugura bloco didático com cerca de 1000 m²

Sthefany Brandalise e Assessoria

Na quarta-feira (11), aconteceu a inauguração do novo bloco didático do IFPR – Campus Irati. O bloco, de 914,29m², será utilizado por alunos dos cursos superiores e do ensino médio. O custo total de construção do prédio foi de R$ 2.519.323,45, e veio de recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC) e da própria instituição, com verbas destinadas à infraestrutura e expansão.

A estrutura do bloco conta com 4 salas de aula, com foco no ensino superior e 5 laboratórios, para uso do ensino superior e também do ensino médio. O espaço também será utilizado pelo Centro de Línguas (CELIF) do IFPR – Campus Irati.

Segundo a diretora-geral, Ana Cláudia Radis, o bloco didático é fruto de uma luta que começou em 2017, quando assumiu a direção geral do Campus. “É uma luta desde 2017, e em 2019, especificamente quando fui reeleita, este foi um dos pontos do meu plano de gestão, que agora conseguimos consolidar através de recursos do Governo Federal. Recursos que vieram diretamente do Ministério da Educação, com objetivo de beneficiar os cursos de graduação e de Ensino Médio. Essa foi uma grande luta que nós, enquanto gestão, fizemos dentro do nosso mandato que se encerra em dezembro deste ano. Então, com a inauguração deste bloco, encerraremos com chave de ouro. Temos ainda algumas demandas para realizar, mas, em geral, é um sonho realizado”, disse.

Questionada sobre os benefícios que este novo espaço trará para a comunidade acadêmica, Ana ainda destacou que “especialmente para os estudantes a gente vai amenizar as situações das salas de aula, pois lá nós teremos 4 salas que serão destinadas aos cursos de graduação e também ao Centro de Línguas do Instituto Federal que está em processo de consolidação e crescimento. Também teremos 3 laboratórios funcionando ativamente, assim como espaços multidisciplinares que serão para toda comunidade visando incentivar o desenvolvimento de pesquisas e inovações”, comenta.

“Com a vinda de novos profissionais, a gente precisa ampliar e discutir como utilizar esses espaços, fazer atendimento de pessoas com necessidades específicas, fazer também atendimento do nosso centro de línguas, que hoje a gente não consegue expandir por falta de espaço. Então esse novo bloco vem para atender essas demandas que estão reprimidas”, finaliza Ana.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, esteve presente no evento e conta que essa é mais uma conquista para o município. “A educação é sempre muito importante. A construção de um bloco como esse com laboratórios e salas de aula completas dentro de um campus que já é uma referência para nós é uma coisa muito emocionante e muita necessária. Anteriormente já estive aqui em outras oportunidades, em outras inaugurações, e é sempre muito emocionante participar, porque os estudantes têm uma energia diferenciada”, disse.

Odacir Antonio, Reitor do IFPR, comenta que “O Instituto Federal do Paraná é uma instituição de educação profissional, cientifica e tecnológica. É a partir dos laboratórios que a gente faz os projetos de pesquisa e pode caminhar para projetos de novação. Esse bloco é um misto de sala de aula com salas de laboratório, e vem para atender toda essa demanda”, afirma.

A aluna Pietra Gasparini, do terceiro ano do curso técnico de Agroecologia, conta que estudar no IFPR é muito gratificante. “Essa inauguração significa muito, porque a gente cresceu nessa instituição, então é muito gratificante ver que está crescendo e expandindo, o que vai ser muito importante para as novas gerações que estão vindo. Estudar aqui é uma das experiências que vou levar pra vida”, conta.

Segundo o aluno João Paulo, do segundo ano do curso técnico de Agroecologia, o bloco é muito importante para a expansão do colégio. “será muito necessário, caso haja expansão dos cursos, oferta de novas vagas, além de expansão nas matérias técnicas já existentes”, disse.

Fotos: Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.