IMBILOG, uma Cooperativa que nasceu para movimentar o Brasil

Atualmente, a associação conta com 35 caminhoneiros autônomos

Sthefany Brandalise

Recentemente, foi inaugurado em Imbituva a nova sede da Cooperativa de Transporte de Imbituva – IMBILOG. Fundada em 2020, a cooperativa tem como objetivo a eficiência no transporte de qualidade, além de buscar melhorar a logística dos caminhoneiros autônomos. Atualmente, a cooperativa conta com 35 caminhoneiros autônomos.


O presidente da cooperativa, Edivonei dos Santos, conta como a IMBILOG surgiu e qual é o objetivo da associação. “A IMBILOG é uma associação de caminhoneiros que resolveram se reunir em uma pequena associação, para depois transformar em cooperativa. Aqui na cooperativa nós pegamos o frete direto com o embarcador, e quem tem até dois caminhões pode se associar. A cooperativa é para os caminhoneiros autônomos, para aqueles que não tinham como pegar o frete direto com o embarcador”, explica.


Nacir Antonio Piveto, responsável pela logística da IMBILOG, fala sobre como é funciona o processo de carregamento dos caminhões: “Temos uma área de logística aqui em Imbituva que faz com que os caminhões carreguem na região dos campos gerais, para descer sentido Paranaguá. Lá temos outro responsável que cuida das cargas para subir com fertilizantes. Nós trabalhamos apenas com os cooperados, não carregamos caminhões de terceiros, com isso diminui o risco de ter imprevistos na viagem. E ainda nós temos um sistema de monitoramento do caminhão, sabemos onde o motorista está e temos total controle do percurso da carga”, disse.


A responsável pelo setor financeiro, Ana Chaves, explica como funciona o processo de pagamento dos cooperados: “Cada cooperado possui uma planilha, e nela fazemos todo o controle, de quantos fretes o cooperado fez no mês, todas as despesas dele, se teve manutenção, combustível, entre outros. Essa planilha é enviada para o contador e é feita a emissão do RPA e retenção dos impostos, como INSS. Procuramos deixar tudo certinho para o cooperado”, conta.


Para assistir a entrevista completa, acesse o link: https://youtu.be/oyu8TkVTTps?si=RXLteTYSv_-p0mfB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.