Inácio Martins recebe cerca de 30 mil pessoas durante 15ª Festa do Pinhão

Evento incluiu competições, shows, festival musical e gastronomia típica

Sthefany Brandalise

Inácio Martins, a capital paranaense do pinhão, celebrou com grande sucesso a 15ª Festa do Pinhão entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O evento atraiu cerca de 30 mil pessoas, que participaram de diversas atividades, incluindo a Olímpiada do Agricultor Familiar, o 15º Sapecanção, o Seminário do Meio Ambiente, ações de cidadania, bailes gaúchos e o show de encerramento com Guilherme e Benuto.
Junior Benato, prefeito de Inácio Martins, comentou sobre o sucesso da festa. “Nossa 15ª Festa do Pinhão foi um sucesso. Tivemos uma estrutura muito grande, a parceria do governo do estado do Paraná junto com nossos parlamentares, Secretaria de turismo, dando a oportunidade de montarmos uma estrutura grande e receber um público que é recorde, foram 30 mil pessoas que pasaram por aqui. Estou me despedindo do mandato com chave de outro, feliz por proporcionar uma festa como essa para nossos munícipes e região. Eu amo o que eu faço, e quando você faz com amor, faz muito bem feito. Esse é o sinal do sucesso”, afirma.
O vice-prefeito de Inácio Martins, Kleverson Perussolo, também celebrou o evento. “Faz mais de mês que estamos com o prefeito e com a equipe da prefeitura organizando essa festa, para que pudéssemos fazer a melhor estrutura. Essa festa está sendo a maior de todas que já fizemos, e ficamos felizes em ver que o povo está contente e participando. Também contamos com a parceria do governo do estado que nos ajudou na festa, até porque fazer uma festa com toda essa estrutura não é barato. Por isso quero agradecer ao governo e aos deputados que nos ajudaram”.
Nelson Justos, deputado estadual, esteve prestigiando a festa e diz que: “o Júnior dá um show de administração e de participação, o coração dele está nessa festa, que é um sucesso. É um privilégio participar de um encontro tão especial como esse. A gastronomia daqui nem se fala, é uma delícia, eu recomendo para todos. Nessa festa vemos o carinho e o capricho do povo de Inácio Martins”, disse.

Foto: Sthefany Brandalise

Sapecanção
A 15ª edição do Sapecanção aconteceu nos dias 30 de maio e 1º de junho, premiando cantores na fase municipal e regional. Os vencedores foram: Fase nacional: Dryca Novais (1º lugar), Lu Jaskow (2º lugar), e Alana e Adalberto (3º lugar). Fase municipal: Josiane Belizario (1º lugar), Gabriel Belizario (2º lugar), e Douglas Andrade (3º lugar).


Tais Gonçalves, uma das organizadoras, comentou sobre o sucesso do festival. “Esse ano foi um show à parte, a gente teve muitos concorrentes que fizeram apresentações brilhantes, tanto na etapa nacional quanto na etapa municipal. Foi muito gratificante organizar essa 15ª edição”, diz.
Drika Novaes, de Bom Jesus do Oeste – SC, foi a grande vencedora da etapa nacional, e diz estar muito feliz com a conquista. “Estou extremamente feliz porque é a materialização de anos de estrada trabalhando com música. Sempre participo de festivais, e toda vez que a gente consegue conquistar o primeiro lugar é uma alegria”.
Gilmarzinho Cantor, de Toledo – PR, foi um dos jurados do festival, e diz que é muito dificil avaliar os competidores. “Para nós que estamos na mesa julgadora é muito difícil avaliar, porque todos são bons, e são detalhezinhos que fazem a diferença”.
Jhonatan Shalom, de Curitiba – PR, também foi jurado no festival, e comenta sobre os critérios de avaliação. “Avaliamos a parte técnica do cantor, como ele interpreta a música, a forma como ele se coloca no palco, entre outros. A gente tenta ser muito justo na avaliação, quem ganhou é por pouca diferença, poque todos foram ótimos”, disse.


Olimpíada do Agricultor Familiar
A Olimpíada do Agricultor Familiar, uma das atrações mais esperadas da festa, reuniu 22 comunidades que participaram de 15 provas. As comunidades vencedoras foram: Bom Retiro, Matão e Rio Pequeno.


O secretário da Agricultura, Marcos Pereira, falou sobre a olimpíada. “O objetivo dessa olimpíada é a integração entre as comunidades rurais do nosso município. Tivemos 22 comunidades participando e um total de 15 provas. Ficamos felizes que todos gostam de participar e se divertir. A festa do Pinhão sempre supera a expectativa, sempre tem coisas novas que atraem a comunidade e região”, disse.
Vilmar Kosinski, um dos agricultores que participou da olimpíada, comenta que esse é um momento de diversão e de se reunir com amigos. “A olimpíada é um movimento muito grande, e quero agradecer ao prefeito, ao vice, as autoridades, pelo incentivo na agricultura familiar. Essa olimpiada é um movimento muito grande, que une todas as comunidades. Às vezes passa um ano que a gente não encontra com uma pessoa de outra comunidade e na olimpíada você encontra com eles e pode colocar o papo em dia”, finaliza.
Para assistir as entrevistas completas, basta acessar nosso Facebook: https://www.facebook.com/FolhadeIrati

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.