Inclusão no Natal de Irati emociona e mostra empatia na Rua Encantada

Jaqueline Lopes

A Prefeitura de Irati promoveu um Natal da Inclusão na Rua Encantada. O dia especial aconteceu na quinta-feira (15), e reuniu entidades de acolhimento do município, autistas, alunos da APAE, idosos e muitas pessoas em um ambiente preparado para eles, com a Mamãe e Papai Noel alegrando a todos, e gerou muita emoção.
O evento foi aberto a toda a comunidade e, durante o dia, a Prefeitura levou o Papai e Mamãe Noel, ambientes decorados, música mais baixa e calma, pois muitas crianças, principalmente pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), têm sensibilidade auditiva, ao barulho, luzes, e podem até ter uma crise em um ambiente com essas características, por isso, foi organizado dessa maneira, e assim houve um momento de interação entre todos.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o Dia Especial, preparado especialmente para elas. A ideia deste momento de inclusão veio do pedido feito pela mãe Suelen Lima, que solicitou a secretária de Comunicação, Kelly Ramos, que prontamente enviou o pedido ao prefeito e toda a organização, que acataram a ideia.
Suelen tem um filho autista, Gabriel, e por causa do som alto e a multidão não consegue levá-lo à noite. Com este dia especial, o filho pôde aproveitar toda a Rua Encantada. “Assim como eu, muitas mães vão ficar felizes em ver que seus filhos podem ser inclusos em um dia e uma época tão especial. As pessoas com autismo têm um pouco mais de dificuldade com luzes, som, multidão, e, com um dia para eles, puderam aproveitar e, com certeza, curtiram juntos”, destaca.

Na foto, Mamãe Noel recebendo um carinho especial do Gabriel – Foto: Sara Saraff

“O Natal de Irati é para todos, para quem quiser vir e participar da maior festa religiosa que existe”
Prefeito Jorge Derbli

Outra mãe que levou a filha autista, Maria Eduarda, para participar deste dia foi a Gilvana Assis. A filha pode conversar e ter um momento de interação com o Papai Noel. “É muito importante para eles, até pela questão de movimento fica mais tranquilo. Ela se incomoda com barulho, à noite é muito difícil para trazer porque tem apresentações. Achei muito importante a Prefeitura incluir eles no Natal em um momento só deles. Ela adora o Papai Noel e está bem empolgada para ver ele”, comenta.


Os alunos da APAE também visitaram a Rua Encantada, e para alegrar os estudantes, as professoras trouxeram os presentes para cada um e deixaram com o Papai Noel. Ele chamou as crianças e entregou para cada uma o presente. “A alegria deles foi incomparável, eles adoraram o momento junto com o Papai Noel. Foi uma ação inclusiva que deve ser levada para outros momentos, que a cidade realmente inclua as pessoas especiais em todos os momentos”, ressalta a professora da Educação Especial há 22 anos, Alessandra Kamisnki.

“Foi um dia muito emocionante. Todos tentaram conter as lágrimas, porque a gente conseguiu sentir o amor verdadeiro no coração das pessoas que vieram visitar”
Secretária Samanta dos Santos

Toda a organização do Natal em Irati é feita pelas Secretarias de Cultura e Comunicação, mas também há o envolvimento das demais pastas, e o Dia Especial também contou com essa participação e superou as expectativas. “A ideia era essa: ter esse momento em que o pessoal pudesse interagir com mais calma, um espaço mais tranquilo, fazer esse momento de inclusão, sendo aberto para todo mundo. Afinal, todos fazem parte do contexto social”, disse a secretária de Comunicação, Kelly Ramos. “Foi um momento bem emocionante e acho que é esse o espírito do Natal, essa confraternização e união de todos. Estamos bem felizes com o que vimos na Rua Encantada”, completa.


INCLUSÃO

Alunos da APAE de Irati, participaram do evento de Natal – Foto: Secom Irati


A secretária de Cultura, Samanta Regina dos Santos, explica que todo o Natal foi pensado na inclusão, desde a acessibilidade e cada cenário preparado. Para o Dia especial, houve um acolhimento de cada um que passou pela Rua. Este momento de inclusão foi pensado pela organização junto do psicólogo da Secretaria de Educação, Victor Hugo.
Hugo aconselhou e deu dicas de como fazer o ambiente. “O Natal inteiro foi pensado, porque a inclusão não é um dia separado, mas, sim, pensar em todo um momento, em toda a sociedade desde um deficiente físico, crianças com TEA. É muito importante ver o quanto o município se dedica e quer fazer esse momento de inclusão”, observa. “A gente está dando um passo de cada vez, e a inclusão é o início para que a gente traga essa minoria para a maioria”, acrescenta.

EM TODOS OS EVENTOS


A Prefeitura de Irati sempre procura ter a inclusão em todos os eventos do município. Segundo a secretária Samanta, a gestão Jorge e Ieda se preocupa para que isso aconteça, e não foi diferente no Natal. “A gente tem esse cuidado, já tinha espaço reservado para cadeirantes, pessoas com necessidades especiais. A gestão Jorge Derbli já deixou bem claro que é uma das prioridades nos eventos”, conclui Samanta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.