Iniciam as obras da nova estrutura da escola municipal da Vila Nova

Foto: Bárbara Gardin/Obras já iniciaram, mas estão paradas devido ao tempo chuvoso, e devem retornar assim que clima estabilizar Mais

Foto: Bárbara Gardin/Obras já iniciaram, mas estão paradas devido ao tempo chuvoso, e devem retornar assim que clima estabilizar

Mais um passo foi dado para a educação dos alunos da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, no bairro Vila Nova, em Irati, com o início das obras do novo prédio. A nova estrutura já está em andamento, mas encontra-se paralisada devido as chuvas.

O novo prédio terá 860 metros quadrados, com seis salas de aulas, com a capacidade de 360 alunos, da Vila Nova e dos bairros vizinhos. O valor da obra veio do Governo Federal, através do Ministério da Educação. Serão 1,1 milhões, também terá a contrapartida da Prefeitura Municipal de Irati, porém ainda não se sabe o valor correto.

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dogoberto Waydzik, explica que a obra já estava programada desde 2015, porém ainda não havia o terreno, que foi adquirido com recursos da Câmara de Vereadores de Irati, no valor de 360 mil. Essa escola tem uma história, em 2015 essa verba já estava disponibilizada, já haviam adquirido o terreno, mas não haviam pagado. Nessa gestão foi acertado junto ao proprietário com recursos da Câmera Municipal, e a ordem foi assinada em junho, assim demos início a obra, disse.

Waydzik ainda diz que foi preciso refazer uma parte do projeto. Foi feita uma grande terraplanagem até maior que havia sido planejada. Tem um cronograma para até o final de 2018 para ser concluída, mas terá que ser feito um aditivo, porque devido as chuvas e a complexidade da obra, tivemos que rebater o projeto, ou seja, mudar da esquerda da direita, porque não foi feita uma topográfica inicial no terreno, comenta o secretário.

Para a secretária de Educação, Rita Almeida, a nova estrutura da escola é uma grande conquista para educação de Irati. O espaço da escola atual é pequeno, e essa nova estrutura já era para estar pronta, mas tivemos dificuldades. Essa nova escola vai impactar em uma escola de melhor qualidade, maior, e o bairro da Vila Nova merece, com todo o crescimento. E assim fazer com que as crianças não precisem se deslocar para outros bairros para poder estudar, observa.

O novo prédio tem previsão de ficar pronto até junho de 2019, devido as mudanças que foram necessárias refazer na obra.