Irati e região são representadas na 5º edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Kauana Neitzel com assessoria

A 5ª Edição do Fórum Paranaense do Turismo Religioso, que ocorreu em Paranaguá, de 15 a 17 de março, reuniu especialistas da área com uma grande troca de experiências. O evento tem como objetivo contribuir para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia. Irati e região estiveram representados no evento.


Estela Mara Rosa, empresária, turismóloga e conselheira da Adecsul (Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná), foi convidada pelo Grupo de Trabalho do Turismo Religioso Estadual para apresentar a ‘Rota da Medalha Milagrosa’ no Fórum, proposta de roteiro que liga Irati, com a Imagem de Nossa Senhora das Graças, ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis.


“A 5º edição do Fórum ocorrida no Complexo Turístico Mega Rocio em Paranaguá, foi a nossa terceira participação apresentando a região Terra dos Pinheirais. Uma oportunidade extraordinária de congraçamento de todas as matrizes religiosas, e mostra dos produtos de turismo religioso de todo o estado, roteiros já consagrados e lançamento de novos roteiros. Entre os roteiros selecionados, a convite apresentamos a ‘Rota da Medalha Milagrosa’, que liga os municípios de Irati à Prudentópolis. Neste roteiro estamos propondo uma parada estratégica no caminho para visita no ‘Santuário de Nossa Senhora da Rosa Mística Peregrina de Apiaba’, localidade rural do município de Imbituva. Nossa região é privilegiada de atrativos religiosos e conforme dados recentes do Boletim Turístico do Estado, que classifica os atrativos turísticos do estado do Paraná, o turismo religioso está em terceira posição no estado. Na região Terra dos Pinheirais em comparação com as outras 18 regiões turísticas do estado do Paraná, estamos em primeiro lugar, contando com 39 atrativos religiosos, seguido do turismo cultural com 32 atrativos, e do turismo de eventos e negócios com 30 atrativos. Em nosso estande disponibilizamos além de flyers dos nossos roteiros regionais, dos municípios de Irati, Prudentópolis, Guarapuava e Mallet, também o artesanato regional”, relata Estela.

Turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná – Foto: Assessoria

“Já realizamos quatro fóruns estaduais e foi uma grande expectativa para mais uma rodada de discussões sobre o turismo religioso no Paraná, a troca de experiências entre os municípios e as diferentes matrizes religiosas, ampliando aquilo que está dando certo e aliando tudo isso ao turismo de aventura, de negócios e, principalmente, ao turismo rural. Sempre visando a geração de emprego e renda”, diz o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha.


“Desde o início do projeto Cultura do Artesanato em 2021, o Fórum Paranaense de Turismo Religioso foi o primeiro evento externo que o artesanato da nossa região esteve presente, e fizemos questão de levar material apenas das artesãs cadastradas no Programa do Artesanato Brasileiro. Dessa forma, acreditamos estar fortalecendo o setor artesanal e incentivando os demais artesãos à aderirem também. O projeto está sendo expandido para os 11 municípios da Terra dos Pinheirais, portanto, artesãs e artesãos que se enquadrem nos conceitos da Portaria 1.007/2018, que traz a base conceitual do artesanato brasileiro, podem nos procurar para participar. Hoje, a nossa região turística Terra dos Pinheirais tem cerca de 20 artesãos com a carteirinha nacional e queremos aumentar significativamente esse quantitativo nos próximos meses”, conta Vanessa Alberton, secretária executiva da ADECSUL e coordenadora do artesanato regional.


Segundo um estudo da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) concluído em 2020, em parceria com o Sebrae-PR, o turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná, representando 25% dos atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados, entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática. Ao final do evento, foi definido o local do próximo Fórum, que será sediado pelo município de Lunardelli, amplamente conhecido no turismo religioso pelo Santuário de Santa Rita de Cássia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.