Irati passa a fornecer kit medicação para todas as pessoas com sintomas da Covid-19

A partir de agora, será entregue um receituário padrão com sete medicamentos aos pacientes

A partir desta segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde de Irati está fazendo uma mudança no procedimento de atendimento às pessoas que procuram a Unidade Sentinela no Estádio Municipal de testagem da Covid-19. Junto ao teste e atendimento médico, será fornecido um kit com sete medicamentos de maneira imediata.
Com o aumento do número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19, o município está implantando nova forma de atender a população. Até então, a medicação era fornecida após o resultado positivo. “Até sexta-feira (21), as pessoas faziam o teste e, após o resultado positivo, recebiam um kit de medicação para a Covid. A partir de agora, no momento em que a pessoa sentir algum sintoma, vai até a unidade sentinela, faz teste, o médico realiza uma avaliação e, imediatamente, antes de voltar o resultado do exame – que leva de dois a três dias, será entregue um receituário padrão com sete medicamentos”, explica o prefeito Jorge Derbli.
O kit compreende Ivermectina, Azitromicina, Hidroxicloroquina, Zinco Quelato, Vitamina D, AAS, Dipirona ou Paracetamol. O paciente leva para a casa e, quando sair o resultado, o médico diminuirá ou aumentará a medicação, conforme o caso. A medida vale para todos os atendimentos, independentemente do tempo do laudo. O protocolo já existe em Irati desde agosto de 2020, porém a medicação era repassada somente em casos positivos.
“Hoje, nós temos 700 pessoas positivas em Irati. No internamento, há 18 pacientes na Enfermaria, 10 na UTI e 26 em nossa UPA”, informa a secretária de Saúde, Jussara Kublinski Hassen. A secretária lembra que o município possui o Plantão 24h para atender a população, pelo telefone (42) 99134-2856, e que a unidade sentinela atende, diariamente, das 8h às 19h. A Secretaria de Saúde de Irati está contando também com o apoio do doutor José Maria Davaus, que vai auxiliar nos atendimentos, de forma voluntária.

Unidade Sentinela da Covid está funcionando no Estádio Municipal
A partir desta segunda-feira (24), a Unidade Sentinela da Covid-19 está funcionando no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, na Rua Vitória Monte Castelo, próximo à Unidade de Saúde da Mulher. O espaço foi trocado para proporcionar mais qualidade e conforto no atendimento à população. O horário de atendimento permanece o mesmo, das 8h às 19h, sem intervalo para almoço.