Irati quer atingir 100% de rede de esgoto

Em visita ao município, o presidente da Sanepar anunciou que serão investidos, nos próximos cinco anos, mais de R$ 35 milhões

Na manhã de quarta-feira (09), o prefeito Jorge Derbli recebeu o deputado Artagão Junior juntamente com o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, que fizeram uma visita ao município de Irati para verificar os investimentos feitos, que já estão em mais de 10 milhões. E anunciaram que será investido, nos próximos cinco anos, mais de R$ 35 milhões no município.

Na ocasião, o prefeito agradeceu o convênio e fez a solicitação, por meio de um ofício, de mais 10 quilômetros de rede de esgoto, que tornará possível atingir 100% de rede de esgoto no município. “Agradecemos o convênio com a Sanepar, de 10 quilômetros de rede de esgoto já feitos, que tornou possível atingir a marca de 96% das residências atendidas. Irati está muito bem atendido pelo governo do estado e pela Sanepar”, disse Derbli.

Há poucos meses foi inaugurado o novo reservatório de água, que fica no bairro Fernando Gomes, e é um dos mais modernos do país. Ele é composto de aço vitrificado e armazena mais de 1 milhão de litros de água. O presidente da Sanepar falou a respeito deste reservatório. “É um reservatório feito de um material altamente resistente, além de poder ser transportado de um lugar para o outro, pois ele pode ser montado e desmontado, pode ainda ter sua capacidade de armazenamento aumentada em até 40%. Na medida que a população precise de mais água, em vez de fazer novas obras, basta aumentar este reservatório, garantindo a economia dos investimentos que são feitos de forma inteligente, já que é a população que acaba pagando por isso”, esclarece o presidente.

O governador Ratinho Junior pretende universalizar a rede de esgoto, assim como foi feito na água, e conforme afirmou o presidente da Sanepar, Irati, hoje, tem números de padrão europeu. “Certamente, será um dos primeiros municípios a atingir 100% de rede de esgoto e isto é muito importante. Quando falamos em água tratada, coleta e tratamento de esgoto estamos falando em saúde preventiva. Nossa ideia é rodar todo o Paraná, ouvir os prefeitos, vereadores e as comunidades e saber o que a Sanepar pode fazer”, afirma Stabile.

O deputado Artagão Junior falou da satisfação das obras cumpridas e das que serão realizadas futuramente. “O prefeito também encaminhou a demanda do que diz respeito a rede de abastecimento de água aos poços perfurados no interior, este projeto vem sendo trabalhado pela Sanepar de forma muito intensa e com sensibilidade”, disse Artagão.7

INÁCIO MARTINS

O deputado também fez a entrega de uma demanda e um agradecimento ao presidente da Sanepar, em nome do prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. “Primeiro agradecer pelos investimentos feitos na Vila Borges, onde há cerca de 250 famílias e entregar a demanda para a região do Cortume, que fica na saída de Inácio Martins para Guarapuava, ali temos em torno de 530 ligações”, disse. Com a obra da Vila Borges o município chegou em 60% das residências atendidas.