Irati recebe peregrinação de relíquia e imagem de São Francisco de Assis

Redação e Vanderlei Kawa – ofs profésso – ofs pr

Irati vai receber a visita de uma imagem e uma relíquia de São Francisco de Assis, a presença da imagem mais antiga do Santo e da relíquia será celebrada em duas missas, agendadas para os dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), às 18h e 10h, respectivamente, na Capela São Francisco de Assis, em Irati. A visita ocorre em comemoração aos 800 anos da Ordem Franciscana Secular, que foram completados no ano de 2021.
Devido à pandemia, houve uma paralisação desta peregrinação no Brasil, e este ano retoma no estado do Paraná. A agenda foi oficializada junto a OFS Internacional, que tem sede em Roma e com plena autorização do Papa Francisco, que escolheu o nome de Francisco em homenagem ao Santo de Assis, que é amado e venerado no mundo todo.
Com esta atitude, o Papa Francisco pede que a igreja seja acolhedora, simples e tenha um olhar de ternura com todo povo que deseja seguir Jesus Cristo e Seu Santo Evangelho, com mesmo amor e apaixonado assim como fez São Francisco de Assis.
“A família franciscana de Irati, através da Ordem Franciscana Secular, e a Paróquia Nossa Senhora da Luz, sede da fraternidade São Leopoldo Mandic, pertencente a Capela São Francisco de Assis, onde acolhe por 40 anos a família franciscana, freis da 1ª ordem ,irmãos e irmãs da OFS, convida toda comunidade católica de Irati, através de suas paróquias, para as celebrações”, diz em nota.
RELÍQUIA
A relíquia de São Francisco de Assis é um pequeno fragmento do osso do fêmur do Santo e a imagem, junto a Capelinha Peregrina, é uma das mais antigas existentes no mundo, ambas vindas de Assis, na Itália. A ordem franciscana secular, antes denominada ordem terceira franciscana, tem suas origens no século XIII, mais exatamente no ano de 1221, quando leigos e leigas, casais e solteiros, viúvos e viúvas manifestaram o seu desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, fundador e fonte de inspiração, sem se tornarem religiosos e religiosas, ou seja, seguindo uma regra de vida inspirada por São Francisco, mas se mantendo em suas famílias e profissões.
O Papa Francisco clama pela paz no mundo como fez São Francisco de Assis no seu tempo, que ainda ressoa no nosso, e foi em Assis, diante do túmulo do Santo, em Assis, que os líderes religiosos, de diferentes religiões, assinaram uma declaração conjunta na qual assinalavam a necessidade de uma colaboração urgente e permanente entre católicos, ortodoxos e demais religiões; o respeito, da missão de enfrentar à perseguição dos cristãos no Oriente Médio, África, e no mundo todo, o diálogo inter-religioso.
A relíquia de São Francisco de Assis percorre o Brasil em peregrinação desde 2015, e o término será em 2023, quando deverá ter visitado todas as fraternidades franciscanas dos estados brasileiros. O apostolado franciscano se baseia nos princípios da caridade, paz, justiça e ecologia integral. Paz e bem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.