Irati será o maior centro de operação da Via Araucária, vencedora do Lote 1 do leilão das rodovias

Operações do novo pedágio iniciam às 00h do dia 28 de fevereiro, mas ainda sem cobranças

Assessoria de Imprensa Via Araucária, com alterações da redação

Na manhã da última segunda-feira (19), a Via Araucária, concessionária das rodovias do Lote 1 do Paraná, realizou a exposição de sua frota de veículos no Parque Barigui. O evento, que ocorreu das 9h às 12h, contou com a participação ativa da imprensa e da comunidade local.

O evento precedeu o início das operações da concessionária, marcado para 0h de 28 de fevereiro. Na ocasião, a concessionária apresentou uma frota robusta composta por 37 veículos. Os presentes puderam conhecer de perto quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões -pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, dez ambulâncias (três do tipo UTI) e 13 viaturas de inspeção de tráfego, que ficarão responsáveis pelo monitoramento terrestre diário de todo o trecho concedido.

De acordo com o deputado federal Sandro Alex, Irati será o maior centro de operação da concessionária, pois incluí diversas obras na rodovia 277, o que deve gerar novos postos de trabalho, além de aumentar a arrecadação monetária ao município.

Com o início das operações, os veículos estarão estrategicamente posicionados em nove bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). As bases estarão distribuídas nas rodovias BR-277 (Campo Largo, Porto Amazonas, Palmeira, Irati e Prudentópolis); BR-373 (Guamiranga e Imbituva) e BR-476 (Araucária e Lapa). As SAUs oferecerão serviços essenciais e serão canais de comunicação direta por meio do 0800 277 0 376.

Essas instalações funcionarão 24 horas e oferecerão serviços como sanitários, fraldários, estacionamento e autoatendimento, proporcionando suporte integral aos motoristas. “O objetivo do início da operação é trazer maior rapidez ao atendimento e proporcionar boas condições de segurança através de ações de áreas de conservação”, afirma Jorge Baracho, gerente de Operações.

Ele acrescenta que, no dia 28 de fevereiro, após a assinatura do Termo de Arrolamento, iniciará a operação. “Prestaremos atendimento ao usuário, seja mecânico, socorro-médico, e incidentes, apoiado pelo Centro de Controle de Operações (CCO). E essas viaturas estarão alocadas nas bases aguardando o chamado”, conclui Baracho.

Serviços iniciais

A partir das 0h do dia 28, as equipes de Conservação e Engenharia da Via Araucária iniciarão os trabalhos iniciais ao longo do trecho. Com prazo contratual para finalizar em até 12 meses, os serviços que englobam atividades como roçadas, reparos no pavimento, limpeza de pista e dos sistemas de drenagem, serão fundamentais para proporcionar mais segurança aos motoristas, uma vez que garantem mais visibilidade das áreas.

Vale ressaltar que, mesmo que as atividades, por vezes, demandem bloqueios pontuais, estes serão previamente informados aos usuários. “Como em alguns momentos haverá a necessidade de interdição de tráfego, com fechamento parcial da via, os motoristas serão comunicados antecipadamente para que possam se programar e organizar suas viagens”, explica José Pereira, gerente de Conservação.

Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br

(I) BR-277/PR:

  • Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
  • Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
  • Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
  • Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

  • Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

  • Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.

(IV) BR-476/PR:

  • Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

  • Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

  • Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

  • Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira/PR.

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