Lançamento de livro biográfico reúne mais de 400 pessoas no Clube Polonês

Evento reuniu descendentes de poloneses e simpatizantes da cultura para celebrar esta obra que homenageia os 150 anos da imigração polonesa ao Paraná

Leticia H. Pabis

Na última sexta-feira (03), aconteceu na Sociedade Beneficente Cultural Iratiense, popularmente conhecida como Clube Polonês, o lançamento do livro “Vidas Polonesas Na Terra dos Pinheirais”, uma obra que reúne a biografia de 46 poloneses e descendentes que fizeram a diferença em Irati e região, como forma de celebrar os 150 anos da imigração polonesa ao Paraná, completos em 2021.


A noite, repleta de emoção, música, dança e culinária típica polonesa, reuniu mais de 400 pessoas, entre descendentes e simpatizantes da cultura.


Nilton Cesar Pabis, um dos organizadores do livro, relata a importância de um evento deste porte para o lançamento desta obra e diz que “é muito importante resgatar essa cultura, que estava esquecida por muitas pessoas. Reunir famílias de descendentes e simpatizantes dos poloneses nos faz honrar nossos antepassados e lembrar daqueles entes queridos que já partiram, mas que fizeram muito por Irati e pela região”.


No ano de 2021, por conta da pandemia, grandes celebrações não puderam ser realizadas, então a possibilidade de eventos com aglomeração de pessoas foi descartada. Visto isso, o núcleo de Irati da Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa Do Brasil (Braspol) procurou por outras maneiras de celebrar a data tão importante para os poloneses no Paraná.


Em parceria com o Jornal Folha de Irati, ao longo de 2021 e começo de 2022 foram publicadas 46 histórias de vida que marcaram a história de Irati e região. As publicações também contavam sobre datas comemorativas da Polônia, como o Natal, a Páscoa, o dia de Nossa Senhora de Monte Claro e, inclusive, o próprio 03 de maio, dia em que foi aprovada a Carta Magna da República das Duas Nações, também conhecida como a Constituição Polonesa, a primeira de toda a Europa, e ainda o concurso de crônicas e poesias realizado naquele ano.

No livro, foram colocadas as ações que, além das biografias, ajudaram a celebrar a data tão importante, como o lançamento do projeto da fachada da Feira do Produtor Iratiense, que homenageia os imigrantes eslavos, principalmente os poloneses, em sua arquitetura, a moção de aplausos realizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Irati para a Braspol – Núcleo Irati, as sessões de filmes poloneses, as oficinas de artesanato polonês ministradas pela professora Luciane Spegiorin Surek e o simpósio eslavo na Unicentro.

“É um resgate da história, um registro que vai ficar para a eternidade”

Jorge Derbli


Foi apenas em 2022 que surgiu a ideia de transformar este material em um só documento histórico. Os organizadores do projeto Herculano Batista Neto, Luiza Nelma Fillus, Nelsi Antonia Pabis e Nilton Cesar Pabis reuniram e apresentaram os arquivos para Alessandra Bucholdz, da editora ABC Projetos Culturais, que viu o potencial do material.


De acordo com Alessandra, coordenadora editorial da obra, “o livro já teve um grande suporte, porque através do jornal, das publicações, a gente já tinha um rico trabalho de pesquisa e levantamento feito. Os organizadores, o Herculano, a Nelsi, a Luiza e também o Nilton já tinham todo esse processo articulado, mas o grande desafio foi trazer isso da linguagem do jornal, da característica do jornal, para uma publicação, onde a gente precisa ter uma padronização um pouco maior de textos, trabalhar todo o conteúdo com uma fluidez que o jornalismo não tem. E isso é o que um livro exige, para que uma leitura seja mais coesa”.


O projeto “Vidas Polonesas na Terra dos Pinheirais” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Continental do Brasil Produtos Automotivos.


Segundo Herculano, “Irati tem uma grande riqueza cultural, que esse nosso trabalho agora, motivado também pela ABC Projetos, pelo Profice, ele deu um ‘start’ de a gente se adequar, se organizar, para que a gente tenha outras oportunidades culturais. Deu um trabalho, sim, que foi extenso, mas com as parcerias corretas, com as dedicações corretas, mostrou que a gente tem potencial para outros trabalhos, outros projetos deste porte em Irati”.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente no evento e falou da importância deste documento histórico para o município. “Resgata a memória e a biografia de muitos descendentes de poloneses que estão aqui hoje e receberam esse livro. Sempre quero lembrar dos antepassados, que vieram em 1904 desbravar a cidade de Irati e, hoje, a gente resgata essa história, homenageia a essas pessoas e presenteia os descendentes que estão aqui e que mantêm essa tradição polonesa na cidade de Irati. Este livro e tantos outros que falam de várias etnias, elas resgatam e registram a história da construção do município”, disse o prefeito.


O padre Anderson Spegiorin também marcou presença no lançamento e recebeu um exemplar do livro que contêm a biografia de sua avó, Albina Smolka Vink, que ele mesmo escreveu. “Agradeço por estar aqui, nesse evento maravilhoso. Estou muito feliz pelo livro, onde tem a biografia da minha avó, estou muito feliz pela comunidade polonesa”, relatou.


Além do cerimonial, que contou com a entrega de um exemplar para cada família dos biografados, o evento teve as apresentações do grupo juvenil do Grupo Folclórico Polonês Mazury, do Grupo de Canto João Paulo II, com participação especial do músico Natan Spegiorin Surek, jantar típico polonês servido pelo Buffet Vó Tereza e acompanhamento musical durante o jantar pela Banda Vento Sul, com músicas folclóricas da Polônia.


O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Folha de Irati e você pode assisti-lo pelo seguinte link: https://fb.watch/rXP0gI8A7o/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.