Livro sobre poloneses na Terra dos Pinheirais será lançado em 3 de maio

Projeto foi aprovado no PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura

Leticia H. Pabis

Reunindo a história de 46 poloneses que foram figuras importantes na sociedade, o livro “Vidas Polonesas na Terra dos Pinheirais” surgiu de um projeto da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (Braspol), núcleo de Irati, em parceria com o jornal Folha de Irati, como parte da comemoração dos 150 anos da imigração polonesa no Paraná, que aconteceu em 2021.


As biografias foram publicadas no jornal ao longo daquele ano e também no começo de 2022. Além dos textos biográficos, houveram textos retratando datas importantes para os poloneses, como o dia 03 de maio (dia em que foi adotada a Constituição Polonesa) e o dia 11 de novembro (independência da Polônia), e também concursos literários, lives nas redes sociais do jornal com conteúdo polônico e oficinas de artesanato.

O projeto do livro Vidas Polonesas começou depois desta data, quando os principais organizadores
desta ação, Luiza Nelma Fillus, Nelsi Antonia Pabis e Herculano Batista Neto, acharam que reunir estas ações e textos em um só documento seria um ato importante para a história tanto da comunidade Polonesa no Paraná, quanto para o Estado.

Ilustração da capa do livro “Vidas Polonesas na Terra dos Pinheirais” – Foto: ABC Projetos Editoriais

Foi então que os materiais, antes diagramados para o jornal, foram encaminhados para análise da Editora ABC Projetos Editoriais, que viu potencial nos arquivos e seguiu com as medidas passa inscrever o projeto
no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

A proposta foi aprovada no programa, com apoio da empresa Continental e incentivo da Secretaria de Cultura do Paraná, do PROFICE e do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é a coleção de metas globais da ONU.

“O livro nasceu até de uma certa espontaneidade, porque em determinado momento nós sabíamos o quão importante, o quão rico foi todo aquele volume que se agregou quando a gente fechou o projeto
das biografias, em parceria do jornal. Então nós sabíamos que tínhamos feito um trabalho bacana”, relatou Herculano.

“Não é apenas um livro, é
um documento histórico
literário que conta parte
da história da Terra dos
Pinheirais”

HERCULANO BATISTA NETO

O dia 03 de maio de 2024 foi escolhido como o dia para lançar esta obra tão importante. Na data, haverá a presença de entidades importantes, entrega de cópias para as famílias dos biografados e apresentações culturais típicas polonesas, como as danças e músicas tradicionais da Polônia. Haverá, também, um jantar por adesão com pratos típicos, os ingressos estão sendo vendidos a R$60,00 diretamente com Zuleika Onesko ou no Sebo Centenário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.