Mais de 50 mil pessoas participaram da 24ª edição da KiwiFest, em Mallet

Uma das principais atrações da festa, foi o tradicional Café Colonial

Esther Kremer

A 24ª edição da KiwiFest foi um sucesso no município de Mallet. Além da comercialização da fruta, a feira da festa trouxe uma diversidade de produtos locais e artesanais para os mais de 50 mil visitantes que estiveram presentes. Além da feira, diversas atrações contribuíram para o sucesso do evento, como a costela de fogo de chão, atrações musicias, o Rodeio Country e o show nacional do Antony e Gabriel.


Desde vinho artesanal de kiwi até bolachas caseiras, a festividade mostrou a diversidade dos produtores locais, incluindo mel puro, compotas de frutas frescas e geleias. Licores de frutas, produtos em conserva, como pepino, vagem, cebola e pimenta, também poderiam ser encontrados. Uma das atrações que chamou atenção do público foi o tradicional Café Colonial, com mais de 70 pratos diferentes.


CAFÉ COLONIAL
A equipe da Folha de Irati esteve presente na festa e conversou com as responsáveis pela organização do Café Colonial, Srª Luci e Srª Sônia. Segundo elas, o Café existe a 22 anos e é um sucesso entre os participantes. “Hoje as nossas famílias que organizam tudo, começamos com quatro famílias, mas agora apenas as nossas que participam da organização. A gente se surpreendeu esse ano, pois tivemos muito movimento”, disse Luci.


Todos os pratos servidos são artesanais, feitos ou pelas famílias das duas senhoras, ou comprados na região. “Nós sempre seguimos o padrão colonial nos pratos, aquilo que se serve no café da manhã mesmo. Tivemos variedade de bolachas, de pães, de queijo, geleias, bolos e muitos dos produtos feitos a base do kiwi”, explicam.


O prefeito Moacir Szinveski falou sobre o evento e disse que “a festa foi um sonho concretizado, nós, como gestão, estamos realizados, pois conseguimos retomar esta festa para toda a população. A KiwiFest é para todos, sem distinção, é para a população se divertir, a programação foi maravilhosa, tivemos rodeios, café colonial, costelada, baile, músicos e, claro, o show nacional com Antony e Gabriel. A festa foi pensada para o povo, investimos em tendas, pensamos em tudo para proporcionar conforto”.


Além dos produtos alimentícios, a KiwiFest também ofereceu uma variedade de atrações para a população, incluindo o Rodeio Country, que aconteceu durante a tarde e lotou as arquibancadas. Também teve a tradicional costela de fogo de chão e músicos locais que abrilhantaram o evento.


Um dos produtores de kiwi que estava comercializando na festa, Amarildo Sheliga, falou sobre a festa. “Teve bastante gente passando pela feira, comprando os produtos e, principalmente, levando o kiwi para casa. Levei algumas variedades, uma mais ácida e uma menos e o pessoal pode escolher o que comprar. A KiwiFest é muito importante para nós, agricultores, que trabalhamos com a fruta, são muitas oportunidades de negócios”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.