Mallet anuncia construção de cemitério municipal

Tania Salvatti e Leticia H. Pabis

O Município de Mallet enviou nesta quarta-feira (16), pelo Prefeito Moacir Szinvelski, o Projeto de Lei nº 034, que autoriza a aquisição de imóvel rural para construção de cemitério municipal, que já se tornou uma antiga reinvindicação da população. O novo cemitério contará com portal, jazigos, capela, banheiros, atendendo a todas as normativas do Instituto Água e Terra (IAT). “Com esse novo espaço, Mallet ganhará a mesma estrutura de serviços que existem em cidades metropolitanas”, disse o vice-prefeito Francisco José Makoski.

Este será o primeiro cemitério que é oficialmente do município. “Um prefeito deve atender a todas as demandas da população, e em um momento tão doloroso como a perda de um familiar a administração pública precisa providenciar vagas em cemitérios. Importante acrescentar que esse é o primeiro cemitério oficialmente municipal, pois o outro é de uma associação”, disse o prefeito Moacir.

A procuradora-chefe, Doutora Tania Salvatti, foi quem encampou a ideia do cemitério, e destacou que “quando assumi a Procuradoria em janeiro de 2021, esse foi o primeiro pedido oficial que o Prefeito me fez, solicitando que eu cuidasse pessoalmente do processo, considerando a dificuldade para implantação de um cemitério. E, para chegarmos nesse momento, muito foi trabalhado nesses quase dois anos, foi necessário licitar uma empresa para realizar estudos em vários imóveis, até encontrarmos um que pudesse ser utilizado para a finalidade, atendendo as exigências do IAT, posteriormente precisamos apresentar o projeto ao órgão ambiental, que solicitou alterações, depois tivemos mais algumas questões com a própria área objeto da aquisição”.

O Chefe de Gabinete, Iago Wilkoss, falou sobre a importância de se atentar aos detalhes exigidos pelo Órgão Ambiental. “É um processo complexo, tendo em vista que o empreendimento causa grande impacto ambiental se for feito sem os devidos cuidados, a realização de um estudo ambiental prévio possibilitou um melhor planejamento, e, consequentemente mais agilidade ao processo de regularização junto ao IAT”, disse.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta Angélica Arkaten, que doou o mesmo para o município de Mallet. “Os cemitérios são locais onde existem histórias de vida, memórias e vínculos familiares que se perpetuam no tempo, portanto o projeto buscou criar um local acolhedor, com espaços multifuncionais adequados e acessíveis, que enfatizam o respeito e o zelo com aqueles que já partiram”, comentou a arquiteta.

O Projeto de Lei que autoriza a compra do imóvel rural para a construção foi enviado nesta quarta-feira (16). Foto; Reprodução

A Procuradoria, o Gabinete e a Secretaria de Planejamento se empenharam muito para realizar esse sonho que não é só do Prefeito e do Vice-Prefeito, mas é de toda a população de Mallet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.