Malletense de 10 anos recebe Medalha de Prata da Olimpíada de Astronomia

Leticia H. Pabis

Davi Henrique de Mello Gryczak tem apenas 10 anos, é natural de Mallet, estuda na Escola Municipal Divino Espiríto Santo, e nesta semana foi premiado com uma medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O pequeno é filho de Tame Mello Gryczak e Serjo Gryczak.

A OBA é considerada um recurso pedagógico, que além de premiar os estudantes, tem o objetivo de cativar o estudo da ciência astronômica entre os jovens. As provas da Olimpíada envolvem questões sobre ciências, física e geografia, e é constituída de uma única fase, divida em quatro níveis, que variam pelo ano escolar do estudante.

O nível 1 é destinado aos alunos regularmente matriculados entre o 2º e 3º anos, o nível 2 aos alunos regularmente matriculados entre o 4º e 5º anos, nível 3 aos alunos regularmente matriculados entre o 6º a 9º anos e o nível 4 aos alunos regularmente matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

O pai de Davi, Serjo Gryczak, conta que desde muito pequeno, o filho já se interessava no assunto. “Nosso filho Davi desde a infância despertava interesse por assuntos sobre o espaço, aviões, naves espaciais, sendo que até os brinquedos que brincava e pedia eram sempre relacionados a esse interesse”, relatou Serjo.

Davi já finalizou um curso sobre foguetes, “Um vôo pelo universo dos foguetes: teoria e prática”, uma parceria da Agência Espacial Brasileira com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e está fazendo o “Curso de Astronomia e Astronáutica” pela Universidade Federal de Santa Catarina, de maneira remota.

Davi também participa do Clubinho de Astronomia FVC, com mais 10 crianças de diferentes partes do Brasil. O Clubinho de Astronomia FVC foi criado a partir de algumas crianças que participaram do concurso sócio-mirim do AEITA (Associação dos Engenheiros da Aeronáutica) que buscaram crianças com interesse em astronomia e astronáutica. Durante a seleção do concurso, algumas crianças com o mesmo interesse se conheceram através das redes sociais e, com o apoio das mães, criaram o Clubinho de Astronomia FVC, que leva o nome da criança fundadora, Francesco Vítor Cavalieri de Mossoró, Rio Grande do Norte.

As crianças se reúnem via Meet uma vez por semana para trocar suas experiências, conversarem sobre astronomia paleontologia e outros assuntos, sempre com a supervisão dos pais e a presença de professor ou alguém ligado a astronomia com formação na área. Atualmente, Davi é a única criança do Paraná que está participando deste clube.

“Ele sempre teve curiosidade sobre planetas, galáxias e assuntos relacionados à astronomia, sempre assistindo esses temas na internet, fazendo perguntas e até nos ensinando. Com o passar do tempo, pediu de presente uma luneta para sua tia Márcia que reside em São Paulo, como ela já sabia do interesse do Davi pelo assunto, lhe presenteou com um telescópio profissional, a partir daí ele começou a explorar o espaço, conseguindo visualizar os astros com extremo conhecimento, explicando detalhes, localizações e dando uma verdadeira aula para nós adultos. Ele é um menino de ouro, que nos orgulha muito e nos surpreende com a capacidade de se aprofundar nesses assuntos”, finalizou o pai.

A cerimônia de entrega da medalha acontecerá no dia 07 de novembro, na Câmara Municipal de Mallet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.