Movimento “Sem repasse justo, não dá” conquista avanços na entrega de reivindicações

Assessoria AMP

A mobilização “Sem repasse justo, não dá!”, promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), formado pelas 19 associações regionais de municípios e pelas prefeituras do Estado, conquistou uma série de avanços e compromissos importantes na entrega da sua pauta de reivindicações ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, à bancada federal e à Assembleia Legislativa.


Na reunião com o governador do Estado (nas presenças do presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, do vice-presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e de diretores da Associação), Carlos Massa Ratinho Junior assumiu o compromisso de fazer o possível para atender as reivindicações e adiantou alguns benefícios apresentados na pauta. “Sou municipalista. Tenham a certeza de poder continuar contando comigo no que for possível para ajudar os municípios”, disse o governador.


Entre os avanços principais, o governo prosseguirá os esforços para ampliar os recursos destinados ao transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, destinará parte da receita obtida com a venda da Copel em investimentos nos municípios, injetará de R$ 100 milhões a R$ 164 milhões para a saúde em exames da categoria MAC (Média e Alta Complexidade) e apoiará a AMP na construção da sua nova sede. “Obrigado por nos receber aqui, por atender nossas reivindicações e por revelar ter compromisso real com o municipalismo”, comentou Edimar.


BANCADA FEDERAL
Na reunião com a bancada federal , da qual participaram o líder, o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados Luciano Ducci, Luiz Nishimori e Geraldo Mendes; o representante do senador Sérgio Moro, Luiz Felipe Cunha; o representante do senador Flávio Arns, Rafael Bertoldi; e o representante do deputado Luiz Haully, Erasmo Machado, os parlamentares se comprometeram com a pauta.


O deputado Toninho afirmou que vai estudar a pauta e discuti-la com os deputados para acolher o maior número possível de reivindicações. “Vamos trabalhar sempre pelos municípios do Paraná, independentemente de governos”, comentou.

“As prefeituras receberam encargos pesados, mas sem o devido repasse de recursos da União. Por isso, entregamos essa pauta aos deputados e senadores para que eles nos ajudem nesse grave momento de crise das prefeituras. Falei com todos e eles se comprometeram a nos apoiar”, disse Edimar.


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Finalmente, a pauta foi apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (ao lado dos deputados estaduais Alexandre Curi, Marcel Micheletto e Tiago Amaral). Entre outros compromissos, Traiano disse que vai destinar recursos da Casa para a construção da sede da AMP, em terreno que poderia ser cedido pelo Governo do Estado, e criará a Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa.

“Agradecemos ao presidente Traiano e a todos os deputados pelo apoio, que vai ajudar muito as prefeituras do nosso Estado, que é onde vivem e trabalham os cidadãos”, comentou Edimar. Deflagrada na semana passada, a mobilização “Sem repasse justo, não dá” objetiva denunciar a grave crise financeira enfrentada pelas 399 prefeituras do Estado.

Foto: Assessoria AMP
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.