Nacional 2023: Evento torna Irati a capital do tradicionalismo do Brasil

Kauana Neitzel com Secom Irati

Nesta semana, ao andarmos pelas ruas de Irati nos deparamos com pessoas diferentes do habitual cotidiano, vestindo pilcha, chapéu e lenço, até mesmo camisetas que identificam nomes de cidades de outros estados. São mais de sete mil pessoas que estão vindo para o município participar do Nacional 2023, evento que envolve o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas.


A grande festa teve início nesta quinta-feira (20), com a cerimônia de abertura, e segue até o domingo (23). Irati se torna, neste mês de julho, a capital do tradicionalismo gaúcho com a realização do Rodeio Crioulo em comemoração ao aniversário da cidade e com o Nacional 2023, uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal.

A programação do Nacional, em Irati, é realizada no CT Willy Laars e também no Parque Aquático, onde ocorrem as disputas esportivas. A população pode acompanhar todo o evento de forma gratuita. Em entrevista exclusiva ao Jornal Folha de Irati, o presidente da CBTG, Roberto Basso, contou que a expectativa de todos os organizadores para o evento é muito grande. “Este será um dos maiores eventos em números de participantes do nacional, expectativa que já vem se acumulando há dois anos com a pandemia. Agora, neste encontro, vai sair toda a classificatória, onde os campeões dos estados vêm representar no Nacional. Vai ser um evento magnífico e que vai ficar marcado na história do CBTG e do tradicionalismo gaúcho”, ressaltou Basso.

Foto: Leticia H. Pabis


“Esperamos contar com um grande público neste grande evento, que valoriza a cultura e movimenta nossa cidade e a economia. Estamos felizes pelo nosso município ser a sede e receber tantos visitantes”, enfatiza o prefeito Jorge Derbli.


De acordo com a organização do Nacional, mais de três mil competidores irão participar. A premiação dos vencedores ocorrerá no domingo (23). “Junto com essas pessoas estarão seus familiares, amigos e participantes dos CTGs. Acreditamos que em torno de dez mil estarão presentes em Irati para o evento”, comenta o diretor geral da CBTG, Mauro Geraldo.

A competição campeira é dividida na parte do laço na pista com mais de 300 competidores, 120 participantes na prova de rédea, prova do chasque com uma equipe de cada um dos seis estados participantes e a vaca parada com cerca de 90 participantes, como explica José Araújo, diretor campeiro da CBTG. “Este não é o maior que existe, temos rodeios maiores no Brasil, mas ele é um dos mais importantes por que aqui se reúnem as pessoas que foram selecionadas em suas entidades, regiões e nos estados. Não com a obrigação de ganhar o Nacional, mas sim de representar bem a sua terra”, disse José à Folha.


Dentro do Nacional, o 15º FENART contará com maior número de participantes. No CT Willy Laars estarão dispostos seis palcos, que irão abrigar apresentações em grupo e individuais de danças. Também haverá outras modalidades, como canto, declamações, instrumentais, entre outras. Luciano Ricardo Fleck, diretor artístico CBTG, destacou que não estão medindo esforços para deixar uma estrutura ideal para que os artistas possam desempenhar um bom trabalho. “Há seis anos que não temos o Nacional para o FENART, o último foi em 2017. São seis anos que os artistas não se encontram, então são anos de expectativa e passado todo esse processo de pandemia, as entidades todas se reestruturaram e fizeram novamente suas classificatórias e vamos receber em torno de quatro a cinco mil artistas de todas as áreas”, conta.

Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, foram organizados pela Prefeitura alojamentos em prédios públicos, além dos acampamentos no CT.

As bandeiras desfilaram simbolizando o amor à tradição gaúcha – Foto: Kauana Neitzel


A programação teve início na tarde de quinta-feira (20), com a Taça Irati que é a disputa de laço em dupla. A abertura oficial ocorreu durante a noite, no Centro de Eventos do CT Willy Laars, com presença de autoridades, participantes do evento e população geral. Toda a programação pode ser acompanhada pelo site www.nacional2023.com.br e está aberta para quem quiser assistir as competições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.